Conheça 5 estratégias para reduzir custos na área de compras

Compras B2B estão entre os maiores custos em uma empresa e economizar em compras é essencial para quem deseja aumentar a margem de lucro e a competitividade. Entretanto, não basta apenas consultar os fornecedores. Uma negociação bem-sucedida é aquela que garanta a maior margem de lucro e permita ofertas mais atrativas aos clientes e que seja benéfica para os dois lados (comprador e fornecedor). 

A negociação é a ferramenta mais importante e decisiva para que o setor de compras reduza custos nas aquisições. Mas não é o único fator que contribui para isso, a tecnologia envolvida nos processos de compras também influencia na otimização do setor e na economia. 

Por isso, algumas estratégias podem ser utilizadas para ajudar a reduzir os custos na área de compras: 

  1. Manter um bom relacionamento
    Mudar constantemente de fornecedor, apenas na busca pelo menor preço, não é uma boa estratégia. Dificilmente um bom relacionamento será construído. Então, quanto mais próximo for o relacionamento com o fornecedor, melhores são as condições de pagamento, serviços e prazos. 
  2. Ter metas nas negociações
    Compras feitas de forma inteligente têm grande potencial para aumentar as vendas e o faturamento de uma empresa. Uma economia de 1% nos custos indiretos com material pode representar até 20% de aumento nas vendas. O primeiro passo para conseguir isso é estabelecer metas que servem para orientar o setor de compras durante todo o processo de negociação. Depois, a estratégia pode ser utilizada em outras negociações. 
  3. Acompanhar as negociações
    Cada negociação é única, por isso é importante avaliar o desempenho de cada negociação e também da equipe. Comparar metas com os resultados alcançados é útil para entender o que deu resultado e o que precisa ser melhorado para que novas negociações sejam bem-sucedidas. 
  4. Unir forças
    Atuar lado a lado com o fornecedor é benéfico para os dois lados. Dessa forma é possível criar estratégias unificadas e melhorar os resultados, como aumentar vendas ou atrair novos clientes. Esse é o melhor momento para pedir descontos, afinal, o fornecedor também será beneficiado por vender mais, por exemplo, e a empresa compradora ganha ao poder oferecer preços mais competitivos aos  seus próprios clientes. 
  5. Evitar compras urgentes
    Compras não planejadas normalmente tem um custo mais alto. Quanto mais urgente for o pedido, maior será o custo. Mesmo que o fornecedor queira manter o preço inalterado, dificilmente ele conseguirá garantir prazos ou oferecer formas e pagamento mais vantajosas. Então, evitar compras urgentes é essencial para empresas que desejam ou precisam cortar custos. 

E a tecnologia está presente para ajudar o setor de compras a ser mais inteligente. Hoje, empresas confiam em processos automatizados para saber se os fornecedores atendem aos requisitos desejados e se o relacionamento com eles deve ser mantido. Soluções de análise cognitiva e preditiva, inteligência artificial, blockchain, por exemplo, são algumas das tecnologias disponíveis para o setor e que podem substituir processos manuais ou tecnologias obsoletas, além de oferecer velocidade e confiabilidade aos processos. 

Obviamente, a relevância do setor de compras não está sendo discutida, mas com ele pode se tornar mais estratégico para a empresa e como ele está relacionado com a eficácia dos negócios. Para isso, é preciso contar com dados confiáveis. A COSTDRIVERS oferece informações para todas as necessidades da empresa e ajuda a obter vantagens na hora de negociar produtos ou serviços. Fale com um dos nossos especialistas. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​