Main ​indicators:

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
28/01/2021
3 min of reading

Qual é o cenário do Digital Procurement?

À medida que a digitalização impacta cada vez mais os negócios, novos canais de comunicação com parceiros, fornecedores e clientes são criados e isso causa uma ruptura dos modelos tradicionais de Compras, transformando a forma com que as empresas se relacionam. Entretanto, estudo da Accenture mostra que o setor de Compras acabou ficando de lado e não recebeu o mesmo investimento em tecnologia que outras áreas da empresa. Então, o que é possível esperar do Digital Procurement, mesmo com este atraso? 

Muitas empresas, é claro, investiram em sistemas de eProcurement e outras soluções de compras na nuvem, mas é preciso dar mais um passo e buscar por ferramentas que, além de automatizar processos repetitivos, também ofereçam acesso a insights e análises em tempo real. E se as estratégias de Compras estão mudando, também é necessário buscar por abordagens novas e mais inteligentes, baseadas em dados, para tornar as operações mais eficientes e ágeis. 

Para a Accenture, o Digital Procurement permite entregar uma experiência parecida com a que a Amazon entrega aos clientes. 

Propostas de valor diversificadas

Atualmente, os profissionais de Compras, buscam por propostas de negócios que realmente agreguem valor, não visam apenas a redução pura e simples dos custos. E essa proposta de valor se baseia na transformação digital e traz uma visão mais abrangente e estratégica sobre qual a nova função de Compras, que passa a ter preocupações com o aprimoramento dos produtos e serviços, gestão de riscos e responsabilidade social. 

O Digital Procurement faz com que o departamento aja mais proativamente em relação a atender as estratégias de negócio, buscando por fornecedores que possam agregar valor a esses objetivos. Como? Usando a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a análise de dados para tomar as melhores decisões relacionadas às compras. Essa digitalização permite que os profissionais de Compras tenham maior visibilidade sobre toda a cadeia de suprimentos, e, assim, consigam reduzir os riscos ao mesmo tempo em que melhoraram a conformidade de seus processos. 

Quais os elementos para o sucesso do Digital Procurement?

Adotar o digital procurement pode não ser uma tarefa fácil, é necessário enfrentar a transição do mundo físico para o digital que exige a padronização de processos para que se tornem mais eficientes e até mesmo para atender a novas normas regulatórias.   

Coleta e análise de dados

São os dados que sustentam qualquer estratégia de negócios e, no setor de Compras, indicam os melhores fornecedores, os melhores preços e como evitar riscos que possam prejudicar a produção. São essenciais para a construção de uma cadeia de suprimentos resiliente e para criar uma estratégia de Digital Procurement eficaz. 

Tecnologias inovadoras

Não adianta ter acesso a dados se ninguém souber o que fazer com eles, então, o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina são essenciais para que as informações coletadas gerem os insights necessários para o sucesso dos negócios, para automatizar tarefas e aprimorar os processos. 

Experiência do usuário

Da mesma forma que não basta ter os dados se não souber o que fazer com eles, também não adianta ter a tecnologia mais moderna se ela for complexa demais para ser usada pelas equipes de Compras. A experiência do usuário precisa ser satisfatória, o mais simples possível e que contribua para tornar o trabalho mais fácil, senão, é possível que os funcionários prefiram os processos anteriores, mesmo que ineficientes. 

Habilidades e talentos necessários

À medida que o setor evolui, novos talentos são necessários para lidar com novas tecnologias e processos. Isso inclui contar com profissionais que, além de habilidades voltadas para a negociação, também saibam interpretar dados, gerenciar riscos, melhorar o relacionamento com os fornecedores, saibam atuar em um ambiente colaborativo, tenham noções de sustentabilidade e responsabilidade social. Claro, não é necessário que todos os profissionais de Compras tenham essas habilidades, mas é essencial reunir uma equipe que conte com pessoas com tais conhecimentos. 

Novas formas de interagir

O Digital Procurement permite que funcionários, parceiros e fornecedores encontrem novas formas de colaborar e interagir e, dessa forma, tenham acesso a informações relevantes para as negociações. 

Essa nova forma de fazer negócios exige dos fornecedores de soluções uma maior flexibilidade para que consigam atender às particularidades de cada empresa. E a COSTDRIVERS pode otimizar o tempo dos profissionais de Compras oferecendo as informações necessárias para que realizem seu trabalho com eficiência. Entre em contato e saiba mais. 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recommended

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa