Se não quiserem ser engolidas pelo mercado em pouco tempo, as empresas precisam, cada vez mais, encontrar métodos ou desenvolver vantagens competitivas em relação a seus concorrentes, capazes de aumentar sua eficiência produtiva.
Da agilidade e controle da linha de produção ao compartilhamento do sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com os fornecedores, uma boa gestão deve incluir maneiras de melhorar o rendimento de todas as etapas logísticas que levam até a satisfação do cliente final.
A seguir, algumas dicas de como é possível otimizar os principais elementos da cadeia de suprimentos em sua empresa.
- Melhore as previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios
Em princípio, o melhor método de se prever a demanda é olhar para o passado e analisar o histórico das vendas. Se quiser saber, por exemplo, qual a expectativa da demanda para o mês de julho, verifique os números relativos a julho de um ano atrás, aplicando comparativos de crescimento dos períodos anteriores.
- Identifique parceiros e faça alianças com empresas inovadoras e eficientes
Procure parceiros comerciais nos quais você enxerga capacidade inovadora, que demonstrem potencial para lhe ajudar no desenvolvimento de novos processos ou que consigam, de alguma forma, contribuir para melhorar a eficiência no seu negócio. Nem sempre tamanho e fama são essenciais. Às vezes, apostar no pequeno fornecedor pode trazer boas surpresas quanto a inovação, comprometimento e capacidade de entrega.
- Integre as equipes envolvidas na cadeia de suprimentos
É fundamental integrar as projeções de vendas feitas no planejamento estratégico da organização a outras etapas, como planejamento de operações, de produção e de finanças, que prevê custos orçamentários, fluxos de caixa e investimentos. Até o marketing pode ser integrado, através de um monitoramento mais próximo dos resultados das campanhas realizadas, considerando a época de veiculação, as condições de mercado, a fabricação e a distribuição de peças e componentes, tudo sob a ótica da cadeia de suprimentos.
- Use um único software de gestão para a cadeia de suprimentos
A escolha de um software é um dos pontos mais importantes para sua gestão. Pesquise e escolha um software completo, integrado e utilizável para todos os âmbitos da sua organização. Isso garantirá mais eficiência e agilidade nos processos e minimizará possíveis erros humanos e situações inesperadas.
- Monitore o desempenho dos fornecedores
Fornecedores são parceiros de negócio. Portanto, a falha de um deles pode ser suficiente para empacar o fluxo da cadeia de suprimentos, causar um rombo orçamentário ou o descontentamento de seus clientes. Por isso, vale estar sempre monitorando as atividades de seus fornecedores, garantindo sua eficiência, sua capacidade produtiva e seus bons resultados, resguardando assim qualquer erro vindo de fora da organização.
Fonte: Endeavor