O mundo está enfrentando mudanças climáticas, de saúde pública e, também, tecnológicas. Todos esses fatores trazem enormes desafios e também oportunidades para as empresas que encontrarem meios de aproveitar essas mudanças para transformar seus negócios. Assim, falar em transformação digital e sustentabilidade na mesma frase faz todo o sentido, principalmente na logística.
Com enorme impacto ambiental, o setor logístico ainda está atrasado em seu processo de transformação digital, quando comparado a outros setores. Dessa forma, é um ótimo candidato para explorar o potencial que a digitalização pode oferecer para os negócios e para a criação de uma estratégia de logística sustentável.
Transformação digital é a única saída
Digitalizar seus processos é, então, a única opção. Mas, esse não é o único desafio: o setor também precisa se preocupar com o meio ambiente. Devido à grande dependência de combustíveis derivados do petróleo, os danos ambientais causados pelo setor são gigantescos. Ainda assim, já é possível ver iniciativas tecnológicas que aliviam o setor:
- Empilhadeiras autônomas já são encontradas em armazéns, aeroportos e em outros locais. Caminhões autônomos, de acordo com a PwC devem começar a rodar pelas rodovias em dez anos, com grande impacto na redução de emissões de carbono e custos com manutenção, funcionários e seguros
- Na Alemanha, 75% das empresas do setor acreditam que a maioria dos profissionais de armazéns usará óculos de proteção com acesso a dados até o final da década
- Diversas empresas de e-commerce desejam realizar entregas usando drones e apenas aguardam a criação de regulamentações para a modalidade
- O blockchain é uma opção para aumentar a transparência e segurança das informações dos clientes no setor
- Inteligência artificial (IA) e analytics aumentam o poder de análise em tempo real e podem revolucionar o setor
Logística mais sustentável
A transformação digital na logística é associada a possíveis melhorias em toda a cadeia de valor, e os benefícios da digitalização vão além da redução de custos e podem aumentar a transparência da cadeia de valor em tempo real.
Responsável por 13% de todas as emissões de carbono no planeta, o setor logístico precisa desenvolver novas abordagens mais ecológicas. De acordo com a Accenture, iniciativas de transformação digital podem reduzir as emissões de poluentes em até 3,6 toneladas até 2025. E, se não houver uma mudança de atitude, até 2030, haverá uma diferença de 8 bilhões de toneladas entre a oferta e a demanda de recursos naturais.
Portanto, a sustentabilidade na logística também é fator de impacto econômico, e há algumas iniciativas bem-sucedidas ligadas a novas tecnologias digitais. Modelos de negócios, como logística verde e reversa, são relativamente fáceis de serem adotados por meio de aplicativos que gerenciam a devolução de produtos e automação de inventário.
Novas plataformas descentralizadas conectam caminhoneiros a empresas que precisam transportar cargas de uma cidade para outra – como o Uber faz com passageiros –e permitem melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos ao eliminar intermediários, reduzindo custos e o impacto ambiental com o transporte. Outras tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) e IA, permitem rastrear produtos e detectar possíveis falhas na cadeia de suprimentos.
O setor precisa ser mais ágil e começar a buscar alternativas para se adaptar a uma nova realidade e as tecnologias digitais podem contribuir para essa transformação. A COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa nessa tarefa. Transformamos dados em insights para melhorar as decisões estratégicas da sua empresa. Conheça nossos serviços.