Apesar de várias aplicações, a maioria das commodities agrícolas é voltada para a alimentação humana e animal, enquanto outras têm uso misto, tanto como fonte de alimento e ingrediente industrial. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com a expectativa de que a população mundial pule de 7,5 bilhões para 11,8 bilhões em 2100, as commodities agrícolas devem desempenhar um papel ainda maior nas próximas décadas.
Para que seja considerada uma commodity elas devem satisfazer três condições:
- Ser padronizada
- Ter um prazo de validade
- Preço variável
Os produtos agrícolas também se enquadram em uma de seis categorias:
- Grãos de cereais
- Sementes oleaginosas
- Carne
- Laticínios
- Outros produtos básicos
- Outros produtos variados de grãos
Quem compra e vende esses produtos?
Também conhecidos como negociantes de commodities, esses profissionais tem entre suas obrigações comprar e vender produtos agrícolas sob forma de mercadoria. Podem trabalhar como intermediários, comprando de agricultores e vendendo para outras empresas, ou podem comprar e processá-los na empresa em que trabalham. Um aspecto fundamenta desse trabalho é desenvolver estratégias de compra que ofereçam preço, qualidade, confiabilidade e estoques ideais para todas as mercadorias.
Análise de mercado
A oferta e demanda determinam os preços das commodities. Uma oferta baixa aumenta a demanda, e isso faz com que os preços fiquem mais altos. Pode parecer simples, mas tentar descobrir a tendência dos preços é algo muito complexo e que depende de vários fatores: problemas ambientais, mudanças tecnológicas, problemas políticos e econômicos entre outros. Os negociantes passam boa parte do tempo tentando descobrir essas variações nos preços com base em análise de padrões de preços históricos e níveis de estoque.
Educação
Esses negociantes são provenientes de áreas tão dispares quanto agronomia, comércio e administração de empresas e se especializam no comércio de commodities.
Relacionamentos
Como qualquer área de negócios, manter bons relacionamentos contribui para que os processos de compra e venda de commodities fluam mais facilmente. Relacionamentos fortes são essenciais para esse trabalho e podem durar muitos anos.
Economia
Ter um bom conhecimento dos princípios econômicos básicos é importante para atuar na compra e venda de commodities. Mudanças na oferta e demanda, nos custos de armazenamento e transporte de grãos fazem com que os profissionais, com o tempo, aprendam a gerenciar o pipeline de commodities, do produtor ao usuário final, logística, contratos e controle de qualidade.
Riscos
Um risco no mercado de commodity é o que afeta o desempenho ou as finanças de uma empresa devido a flutuações ou que sua posição seja afetada adversamente pela variação dos preços. As commodities agrícolas sempre representam um risco porque são tangíveis. Eventos ambientais ou políticos podem afetar o preço e a produção. Para evitar riscos, é preciso realizar um bom gerenciamento de riscos, que identifica problemas potenciais antecipadamente, permitindo medidas para reduzir os riscos.
Habilidades
Ser um profissional de qualidade exige uma série de habilidades, algumas são essenciais:
- Habilidades de negociação
Negociação de preços, menor prazo de entrega - Habilidades analíticas e de interpretação
Coleta e análise de dados para a compra e venda de mercadorias - Habilidades matemáticas
A matemática é usada para determinar a probabilidade de riscos ocorrerem
A tecnologia é uma das maneiras de gerenciar commodities de forma eficiente. O uso do Big Data impulsiona as melhores análises e decisões sobre a compra e venda de commodities. A COSTDRIVERS é uma plataforma global que fornece informações sobre preços e custos em vários segmentos. Fale com nossos especialistas para saber como podemos ajudar sua empresa.