Principales ​indicadores:​

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
15/05/2017
2 min de lectura

Fique bem informado com os últimos acontecimentos do mercado, confira!

Acompanhe nosso resumo com as notícias relevantes do mercado e fique bem informado.

Brasil começa a importar energia do Uruguai

  • O Brasil vai começar a importar energia do Uruguai a partir deste mês.
  • O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ( CMSE ) informou que na primeira semana de maio está prevista a importação de cerca de 50 megawatts médios pela conversora de Rivera, cidade uruguaia na fronteira com o Brasil.
  • O Brasil também tem acordos com a Argentina para a compra e venda de energia.

 

Celulose, papéis e painéis de madeira têm alta nas exportações

  • A produção de celulose registrou crescimento de 3% no primeiro trimestre de 2017, totalizando 4,69 milhões de toneladas contra os 4,55 milhões de toneladas anotados no mesmo período do ano passado.
  • Como resultado a balança comercial do setor registrou um saldo positivo de US $ 1,7 bilhão nos três primeiros meses do ano ( – 0,9 % ).
  • Destino das Exportações – A China continua sendo o principal destino do setor de celulose brasileiro com 44% de participação. No primeiro trimestre o país oriental cresceu sua receita em 21,6 % ( US $ 620 milhões ) na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Açúcar finaliza primeira semana de maio em baixa no mercado internacional

  • No acumulado do ano, gasolina e açúcar caíram 21%, petróleo 17%, etanol 12%. Não vai conseguir ficar muito tempo abaixo dos 16 centavos de dólar por libra – peso por questões estruturais : custo de produção ( do Brasil e de outros países).
  • O lote agosto/17 sofreu queda de 1,20 dólar, com o açúcar comercializado a US $ 441,30 a tonelada. Na tela outubro/17, a commodity foi vendida a US $ 430,10 a tonelada, baixa de 1,30 dólar.
  • A saca de 50 quilos do tipo cristal foi comercializada a R $ 76,54, retração de 0,07 % em comparação aos preços praticados na véspera.

 

Indústria de implementos rodoviários continuará ociosa até o ano que vem

  • Mesmo diante da perspectiva de melhora da economia e de um pacote de concessões, a alta ociosidade dos frotistas impedirá novos investimentos ao menos até o ano que vem.
  • Em entrevista ao DCI, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários ( Anfir ), Alcides Braga, afirmou que a retomada consistente do setor deve vir somente em 2018.
  • O segmento de carroceria sobre chassis reportou retração de 31,6 % na mesma base de comparação, para 8,7 mil unidades. Contudo, o dirigente revela que o segmento pesado vem preparando terreno para uma retomada mais rápida a partir de meados do próximo mês.

 

Governo prevê realizar leilão para energia renovável até setembro

  • O governo federal pretende realizar até setembro um leilão de energia de reserva para contratar novas usinas de fontes renováveis, como eólicas, solares, pequenas hidrelétricas ( PCHs ) e biomassa.
  • A descontratação, voltada apenas a projetos contratados em leilões de reserva anteriores, visa eliminar parte de um excesso de capacidade no setor elétrico do Brasil.
  • Após a recessão levar a demanda a cair por dois anos consecutivos ao mesmo tempo em que o país colocava em operação um volume recorde de novas usinas.

 

Acesse gratuitamente nossos Relatórios de Mercado: http://blog.costdrivers.com/free-reports/ 

Quer saber sobre esses e outros índices de mercado? Assine nossa Plataforma COSTDRIVERS

 

,

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendado

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa