Informação é o segredo que o profissional de compras precisa guardar para usar no momento certo na mesa de negociações com o fornecedor.
Além de conhecer com quem vai negociar, ele precisa estar muito bem informado sobre as últimas do mercado, as novas tendências, variações de preços e desempenho setorial, entre outras variáveis, para não ser surpreendido na hora do fechar o negócio.A CostDrivers, plataforma criada pela Datamark, se encaixa dentro desta necessidade. Trata-se de uma ferramenta que oferece mais de 7 mil indicadores acessados atualmente por cerca de 150 indústrias dos mais variados portes e setores. A plataforma também prevê o fornecimento de dados via webservices, item adicional à disposição do cliente.
Além de atualizado sobre o mercado, o Comprador deve manter um banco de dados que lhe permita localizar fornecedores que possam suprir as necessidades da empresa tanto comercial como tecnicamente. Os Departamentos de Compras criam arquivos de fornecedores credenciados e desenvolvidos de acordo com a capacidade técnica, comercial e de pronto atendimento de cada um. É com esse grupo especializado que a empresa pode contar nos momentos de grandes e de pequenas demandas de produção.
Esse banco de dados também permite ao Procurement saber se o fornecedor costuma trabalhar com uma data limite para fazer o negócio e qual o seu orçamento. Quando você planeja, a tensão e o stress diminuem. O cenário se torna mais familiar e várias novas opções vão surgindo pela frente. O profissional de Compras fica mais tranquilo e confiante para qualquer negociação.
Fontes: Universidade de São Paulo e Indústria Hoje