A transformação digital está criando nova maneiras das empresas se relacionarem com clientes, parceiros e fornecedores, eliminando as fronteiras entre os mundos digital e físico e levando a uma mudança significativa na forma com que o setor de Compras lida com a cadeia de suprimentos.
É uma revolução inevitável, impulsionada por várias tecnologias que prometem tornar a função de Compras mais eficiente, reduzir custos, tornar o setor mais flexível e, assim, aumentar a resiliência por toda a cadeia. Ainda assim, ao adotar uma estratégia de transformação digital, a empresa não pode esperar encontrar os mesmos resultados que outras empresas alcançaram, pois isso depende de diversos fatores, ou seja, não existe uma receita padronizada para que a jornada seja bem-sucedida.
Ainda assim, há uma série de questões que podem ser respondidas por todas as empresas antes que o processo de transformação seja iniciado.
Será que estamos prontos?
Essa talvez seja a mais importante pergunta. Ao responder essa questão é possível entender qual o grau de maturidade digital que a empresa se encontra e buscar criar uma estratégia que realmente abrace esse momento e, a partir daí desenhar cada etapa que deve ser vencida. Claro, isso não significa mudar todos os processos da empresa de uma só vez, mas criar um roteiro que contemple os departamentos que mais podem se beneficiar da digitalização.
Como é o relacionamento com a cadeia de suprimentos?
A pandemia deixou clara a necessidade de manter um bom relacionamento com os fornecedores ao mesmo tempo em que se aumenta a eficácia e eficiência da gestão de riscos. Mas, para que isso realmente funcione, o setor de Compras precisa conhecer bem os fornecedores e como eles se relacionam com seus próprios fornecedores, mapeamento cada etapa dessa jornada para entender o que precisa ser melhorado por meio da digitalização.
Conhecemos nossos pontos fracos?
Essa questão funciona como um complemento a anterior, pois no momento que a empresa conhece e entende sua cadeia de suprimentos, consegue levantar seus próprios pontos fracos, que merecem ser priorizados durante uma jornada de digitalização. Isso envolve analisar processos de compras, logísticos e até mesmo revisar a estratégia de negócios para que todos os envolvidos estejam na “mesma página” e para que gargalos sejam identificados de forma que a estratégia de digitalização realmente os transforme.
O que automatizar?
Com os processos analisados, é possível encontrar aqueles que mais podem se beneficiar da automação. Normalmente são processos repetitivos e demorados, importantes para o andamento dos negócios, mas que, na verdade, não agregam valor aos negócios. Entender os processos da empresa permite priorizar aqueles com maior potencial para serem modernizados ou até mesmo eliminados, pois de nada adianta automatizar um processo ineficiente.
O que esperar da transformação?
Obviamente que uma empresa espera que a transformação traga os benefícios esperados, mas, muitas vezes, a abordagem adotada para sua implementação não foi adequada e esses resultados ficam aquém do esperado, causando, até, a interrupção das operações. Além disso, é preciso entender que a adoção da digitalização é um processo contínuo, sem fim, assim, é preciso ter uma visão de longo prazo, com todas as etapas bem descritas, com suas metas e objetivos claros para que o futuro não traga uma surpresa desagradável.
E como o sucesso será mensurado?
Ter metas e objetivos bem definidos na fase de criação da estratégia de digitalização e contar com as métricas necessárias para medir o sucesso é fundamental para entender se a transformação foi bem-sucedida ou tem falhas que precisam ser corrigidas. Essas métricas precisam estar conectadas aos objetivos traçados, por exemplo, reduzir o tempo para processamento dos pedidos de compras em X %.
Onde é possível encontrar apoio para a jornada?
É possível implementar uma estratégia de transformação digital internamente, contando com as habilidades e conhecimento da própria equipe, mas isso pode não ser tão simples como parece. Então, contar com a ajuda de um parceiro especializado pode ser essencial para evitar falhas durante a implementação que podem impactar negativamente no sucesso da jornada. Essas empresas contam com o conhecimento e plataforma necessários para que tudo ocorra perfeitamente.
A implementação de uma estratégia de transformação digital no setor de Compras, e em toda a empresa, é fundamental para os negócios, e a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada. Fale com nossos especialistas e saiba como.