A agenda das empresas mudou. Diante da fragilidade do atual cenário econômico do País, com o Produto Interno Bruto (PIB) em queda livre, escassez de crédito e incertezas em relação ao futuro
, em vez de investimentos na produção, a prioridade agora é cortar custos.É o que indica uma pesquisa realizada pela Bain & Company com executivos de 30 empresas de 25 setores da economia. A maioria dos consultados (77%) concorda que, no momento, a gestão dos custos é tarefa essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
A preocupação maior desses executivos é com os custos relacionados à Logística, Infraestrutura industrial e despesas gerais e administrativas, respectivamente. Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing e a manutenção do parque industrial são as áreas geralmente preservadas pelas empresas em tempos de crise.
A crise faz com que as empresas suspendam investimentos e adotem rígidos programas de redução de custos. O momento, no entanto, pode representar uma excelente oportunidade de negócio para aquelas que estejam em uma posição de custo mais confortável em relação a seus concorrentes, possibilitando um aumento em sua carteira de clientes.
Para ler a análise completa, faça download aqui.