Principales ​indicadores:​

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
13/04/2022
3 min de lectura

Três medidas para iniciar um processo de compras sustentáveis

Ter um olhar atento para preços, prazos e qualidades em um processo de compras sustentáveis pode parecer complexo. Em artigo anterior, discutimos sobre as dificuldades e os benefícios da adoção de uma gestão de compras sustentáveis e sobre a importância de plataformas digitais para colocar isso em prática. Agora, neste conteúdo, apresentamos três passos essenciais para alcançar tais objetivos. 

O Fórum Econômico Mundial publicou relatório recente apontando que metade do PIB global – mais de US$ 40 trilhões – depende de ecossistemas estáveis. Iniciar ou fortalecer um processo de compras sustentáveis não apenas fortifica a presença e a sobrevivência de um negócio no mercado como também funciona como um auxílio para toda a cadeia de esforços verdes ao redor do mundo. 

Uma das muitas tarefas que temos pela frente é a questão do plástico. Relatório sobre economia circular divulgado pela Fundação Ellen MacArthur destacou que as empresas devem eliminar embalagens de plástico de uso único para bater as metas estabelecidas. A reciclagem, que seria uma opção viável, é praticamente nula em nível global. Como, então, responder a esse e a outros desafios? 

Preparamos três passos básicos para um processo de compras sustentáveis. Confira abaixo como planejar, o que fazer e como lidar com o registro de fornecedores para firmar o caminho da sua empresa. 

Passos para um processo de compras sustentáveis

Insira a sustentabilidade na etapa de Planejamento

Para um processo de compras eficiente é preciso um planejamento compromissado com temas sustentáveis como ponto de partida. Nessa etapa, revise as ações já praticadas pela empresa e considere a necessidade de pesquisar e analisar novos movimentos. Tudo isso pode ser feito com o auxílio de especialistas em Sustentabilidade para o Departamento de Compras, para alinhar os passos seguintes de acordo com as estratégias e a possibilidade de contribuição da empresa. 

Analise o impacto externo de cada categoria de Compras

Realizar um trabalho de pesquisa profunda dos impactos de cada categoria de Compras permite o mapeamento dos aspectos sociais e ambientais implicados em cada prática. Como dar conta de todos as consequências compreendidas em cada uma delas é algo bastante desafiador, listamos algumas ações que ajudam nesse processo de compras sustentáveis: 

  • Promover debates com a presença ou colaboração de especialistas em Sustentabilidade sobre os efeitos sociais e ambientais envolvidos 
  • Gerar relatórios com base nesses debates para acesso de todo o Departamento de Compras e de todos os C-levels 
  • Estudar a adoção de práticas, materiais e serviços alternativos aos já experimentados 
  • Acompanhar e apoiar iniciativas externas de mitigação de impactos 

Invista no ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no processo de compras sustentáveis permite identificar os impactos de bens e serviços, com seus pontos fracos e fortes. O método quantifica desde a extração de recursos naturais e toda a cadeia de transformação do produto até o uso, a reciclagem e o descarte. Muitas empresas têm o ACV como um primeiro passo para uma gestão mais sustentável. 

Revise a forma de cadastrar fornecedores

Adotar novos critérios para as informações de cadastro dos fornecedores é o passo seguinte do processo de compras sustentáveis. Todo o material conquistado nas etapas anteriores serve de base para essa estruturação, com a especificação de padrões mínimos obrigatórios para normas, práticas e tecnologias. Um cadastramento mais completo facilita o processo decisório e as negociações. 

O auxílio das ferramentas digitais

Para ter sucesso na Agenda ESG (sigla em inglês que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa), vale integrar métricas de desempenho social, ético e ambiental no processo de busca por fornecedores. 

A plataforma COSTDRIVERS oferece ferramentas para orçamentos e contratos e métricas de dados que permitem a geração de insights para um processo decisório mais assertivo, otimizando tempo e recursos em toda a cadeia de suprimentos. Entre em contato e agende uma demonstração para saber como podemos facilitar seu processo de compras sustentáveis. 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendado

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa