Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
18/07/2019
2 min de leitura

Saiba como o data strategy está possibilitando melhores decisões na estratégia de precificação

Diferentes fatores devem ser levados em consideração para determinar um preço. Entender os elementos que compõem a precificação é uma das chaves para as melhores decisões na estratégia. Atualmente, os tomadores de decisões têm em mãos ferramentas de Big Data, Data Strategy e análise preditiva para ajudar no processo e para reconhecerem fatores que, de alguma forma, foram negligenciados.

Se apenas o aumento de 1% no preço se traduz na elevação de quase 9% nos lucros operacionais, não é exagero lembrar a importância que a precificação tem para as empresas. Entretanto, apesar de maior acesso às informações relevantes, uma parcela significativa das decisões – cerca de 30% – não oferece o melhor preço. Manter uma estratégia de dados eficiente é o segredo para encontrar o melhor preço para cada produto.

In Big Data we trust

O Big Data utiliza um grande volume de dados – estruturados ou não estruturados – para encontrar insights que contribuem para melhorar as ações estratégicas de negócio. No marketing pode implementar decisões inteligentes para cada um dos produtos oferecidos pela empresa.

Se há alguns anos as empresas simplesmente aumentavam os preços usando apenas o custo para sua produção, preços de produtos similares e margens de lucro padrão, atualmente trabalham com estudos orientados por dados que ajudam a descobrir como os consumidores administram seu dinheiro e, assim, aplicam o preço correto aos seus itens.

  • Para cada item, a empresa precisa ter a capacidade de encontrar o preço ideal que o consumidor está disposto a pagar. Como cerca de 75% da receita provém de itens padrão, que normalmente chegam a milhares, práticas de precificação manual dificultam a visualização de modelos que permitam detalhar os preços, e é por isso que uma estratégia assertiva de dados possibilita automatizar processos, garantindo a precificação mais assertiva para um produto ou grupo de produtos.

Concentrando a análise de dados onde é mais importante

Criar uma estratégia de dados deve ser conduzido por uma estratégia de negócios abrangente. Um ponto de partida crítico é manter a análise de dados conectada aos objetivos da empresa. Ou seja, como os dados podem ajudar a empresa a alcançar tais objetivos?

É fundamental investir em uma estratégia de dados para o planejamento dos negócios. A plataforma da COSTDRIVERS oferece milhares de indicadores que contribuem para que você melhore a sua estratégia.

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa