Main ​indicators:

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
20/04/2021
3 min of reading

Essa será a década do Digital Sourcing

Apesar de soar repetitivo, a transformação digital no setor de Compras está revolucionando a forma com que as empresas se relacionam com seus fornecedores e parceiros, e como gerenciam sua cadeia de suprimentos. E, apesar das mudanças, o foco se mantém em realizar as melhores negociações ao mesmo tempo em que se reduz custos para a empresa, reduz o tempo gasto com processos repetitivos e faz com que o setor se torne fundamental para a estratégia de negócios. Sim, a próxima década será do Digital Sourcing. 

O Compras 4.0 chegou para transformar o relacionamento entre a empresa e seus fornecedores e trouxe uma grande variedade de novas tecnologias que impactaram na função de Compras, mas não foram apenas as tecnologias que causaram tais mudanças. A globalização da infraestrutura tecnológica e do comércio, o foco na gestão de riscos e o maior uso de dados na tomada de decisões pelo setor também são responsáveis pelas mudanças que devem impactar o profissional de Compras pelos próximos anos. 

Maior resiliência é foco do setor

Sim, a palavra resiliência é cada vez mais ouvida entre os profissionais do setor. Relatório da McKinsey divulgou que 93% dos líderes de Compras afirmaram ter planos de aumentar a resiliência de suas cadeias de suprimentos e o sourcing digital é peça essencial dessa mudança de trajetória. Mas para onde isso vai levar o setor de Compras? 

Em primeiro lugar para a redução de custos por meio da digitalização. A crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 deixou como lição fundamental que as empresas precisam se modernizar para continuarem relevantes e isso exige investir em processos mais eficientes e automatizados, que tornem a função de Compras mais ágil e eficaz. Não há mais espaço para processos manuais lentos e fadados a falhas e isso significa a adoção de práticas que usem a automação, a captura e análise de dados para que as compras sejam mais inteligentes, ao mesmo tempo em que os custos sejam reduzidos. 

De acordo com a Inbound Logistics, mais de 40% das empresas terão iniciativas de transformação digital até o final de 2021. E, isso, leva a uma significativa redução do uso de papel no escritório, papel que será transformado em dados digitais que podem ser capturados, compartilhados e analisados em tempo real, levando a uma maior conectividade por toda a cadeia de suprimentos, permitindo que tecnologias como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), aprendizado de máquina, entre outras, sejam utilizadas para tornar a cadeia de suprimentos miais inteligente e resiliente. 

Melhor gerenciamento de risco

Outra lição da pandemia diz respeito ao gerenciamento de risco. Estudo da Accenture mostrou que 75% das empresas sofreram impactos negativos ou fortemente negativos em seus negócios devido a problemas com seus fornecedores, o que demonstrou uma falha gigantesca na gestão de risco, que não foi capaz de avaliar o impacto que uma crise de grandes proporções poderia causar em uma cadeia de suprimentos deficiente. 

Portanto, nos próximos anos, o investimento em soluções relacionadas ao gerenciamento de risco deve crescer, da mesma forma, a análise de dados capturados na cadeia de suprimentos deve passar a ser peça fundamental para aumentar a visibilidade dos processos por toda a cadeia. 

E isso pede uma mudança profunda na forma com que as empresas se relacionam com seus fornecedores. É preciso que ocorra uma maior integração digital entre essas duas pontas, o que deve tornar o relacionamento mais próximo de forma que o fornecedor se torne um verdadeiro parceiro de negócios. 

Com uma gestão de riscos mais eficiente, os profissionais de Compras também passam a ter em mãos informações com maior qualidade, que permitem análises mais precisas, de forma que as negociações sejam feitas de maneira mais inteligente e as decisões sejam mais precisas e seguras. 

Sua empresa está pronta para essa revolução? Se não está, chegou o momento de começar a pensar em investir no digital sourcing para estar preparado para as surpresas que os próximos dez anos devem trazer para o setor de Compras, de forma a priorizar a cadeia de suprimentos e torná-la mais resiliente. E a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada. Fale com a gente e saiba como. 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recommended

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa