Os últimos anos foram marcados por mudanças significativas na vida de todos e também nas rotinas e formas de trabalhar de empresas dos mais variados segmentos ao redor do mundo.
Na realidade atual em um mundo pós-pandemia e imersões de países euro-asiáticos em guerras iminentes, o mercado não pode simplesmente basear suas decisões em meros insights e intuições, ameaçando colocar em risco a ascensão de suas empresas.
Por isso, cada vez mais se torna indispensável que o setor de compras crie estratégias eficientes, que vão além da aquisição de mercadorias e matérias-primas, gerando não apenas lucros para suas empresas, como também redução de riscos e mais assertividade na gestão dos processos.
É aí que entra o Procurement. O conceito é muito importante no contexto corporativo, principalmente em épocas onde a disrupção das cadeias de distribuição e as tendências inflacionistas provocadas pela guerra da Ucrânia acentuaram drasticamente as mudanças em todos os setores.
Assim, para 2023 a GEP | COSTDRIVERS enumera as principais tendências para a área do procurement:
1 – Dados
Os dados são o novo petróleo e através de indicadores, composições de custos e análises as decisões serão baseadas totalmente em dados.
2 – Sistemas Integrados (APIS)
Sistemas integrados com ferramentas e funcionalidades para atuar na cadeia de suprimentos serão o palco da revolução digital. Opções que irão facilitar a vida do comprador.
3 – ESG
O conceito de ESG, reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, que serão cada vez mais cobradas das empresas.
4 – IA
A inteligência artificial na mineração e estruturação de dados se tornou a pauta principal quando pensamos em empresas com volumes de centenas a milhares de contratos.
5 – Education
A busca por informações em Blogs, Podcasts e Revistas com conhecimentos sobre o setor está em constante crescimento e será indispensável em 2023.
Será com base nestas tendências, na inovação e no investiemento na área de Procurement que se consolida as vantagens competitivas de cada empresa e a sua capacidade de posicionamento diferencial, obtendo mais economias, otimização dos processos, comunicação segura e com rastreabilidade, maior eficiência, melhores preços e maior qualidade. Acresce ainda a diminuição de riscos, e principalmente a oportunidade de tomada de decisões mais estratégicas.