Um estudo divulgado pela TI Inside em 31 de julho de 2025 e realizado pela GEP, líder global em soluções para procurement e supply chain, revelou que a expansão acelerada da inteligência artificial generativa trouxe à tona um novo desafio para empresas e provedores de tecnologia: os custos de manutenção de data centers.
O custo oculto que ameaça a lucratividade da IA
O levantamento indica que o verdadeiro “vilão” para a lucratividade da IA não está nos modelos de machine learning, mas sim nos altos custos de operação e manutenção da infraestrutura física e digital. Essa despesa, antes considerada secundária, tornou-se um ponto crítico para a competitividade.
A visão da GEP
Para Jessé Guimarães, diretor de Tecnologia, Inovação e Alianças Estratégicas da GEP Brasil, a IA generativa exige uma nova lógica de infraestrutura.
“A manutenção deixou de ser uma despesa secundária e passou a ser um diferencial competitivo. Dados, modelos e talentos só geram valor real se operarem sobre uma base resiliente, eficiente e inteligente”.
O novo papel da manutenção na IA
Segundo o estudo, a manutenção deixou de ser uma despesa secundária e passou a ser um diferencial competitivo. Empresas precisam garantir que dados, modelos e talentos operem sobre uma base resiliente e inteligente para que a IA generativa entregue valor.
Leia a matéria completa na TI Inside: Manutenção de data centers é o maior desafio para lucratividade da IA, aponta estudo