Várias são as ferramentas disponíveis para avaliação das melhores estruturas de custo, dependendo da natureza do item analisado: índice, preço, serviço etc. A seguir, indicamos as três principais formas de mapeamento e acompanhamento de custo. São elas:
Fórmula Paramétrica
Termo emprestado do universo matemático que traduz, em uma equação, fórmulas de estrutura de custo de um produto e/ou serviço com a finalidade de melhor compreender os reajustes de preço. São expressas em quantidade/ponderação de variáveis independentes, conhecidas também como “parâmetros”.
Teardown Analysis
A análise de teardown é o processo de desmontagem física de um produto com a finalidade de determinar o peso/custo de cada componente. A partir daí o analista inclui estimativas de custos variáveis de produção (como mão de obra e energia elétrica) para inferir o custo direto total.
Cost Breakdown Analysis
Atualmente, uma das feramentas mais utilizadas pelos setores de Compras/Supply Chain/Procurement. Uma análise de Cost Breakdown é um processo sistemático de identificação dos elementos individuais que compõe o custo total de um produto e/ou serviço. O valor/ponderação de cada elemento individual é expresso em porcentagem do custo total. No fundo, trata-se de uma investigação dos componentes individuais e suas relações na fabricação do produto final.
Fonte: CostDrivers