Sem informações que transmitam o verdadeiro quadro das condições do mercado tomadas de decisão tornam-se uma tarefa complexa. É imprescindível, portanto, uma base de dados sólida, com informações organizadas, atualizadas, precisas e acessíveis em tempo real, para que o Procurement conduza as negociações com seu fornecedor de forma a maximizar a lucratividade total da cadeia de suprimentos da empresa que representa.
A Tecnologia da Informação evolui em ritmo acelerado contribuindo para reduções expressivas de custos e de espaço físico. Bem estruturada, pode distribuir benefícios a toda a cadeia de suprimentos, como redução do valor de estoque e da falta de material; melhoria no nível do serviço e do atendimento ao cliente; aumento da eficiência operacional; cumprimento dos prazos de entrega, entre outros.
Alguns processos de informações gerenciais dão suporte aos processos globais da empresa. Entre os mais conhecidos estão:
ERP (Enterprise Resource Planning)
Ele integra e coordena os principais processos da companhia por meio de um software, organizando e disseminando a informação de forma integrada entre as diferentes áreas da cadeia produtiva.
WMS (Warehouse Manegement System)
Trabalha com a integração de hardware, software e equipamentos periféricos para gerenciar espaço físico, estocagem, armazenagem, equipamentos e mão de obra em um centro de distribuição.
TMS (Transportation Management System)
Utilizado pelas transportadoras para monitoramento e controle de frotas e cargas, apoio à negociação e auditoria de frete e planejamento.
Fonte: O Gerente