A função de Compras, nos últimos anos, passou por uma profunda transformação, deixando de ser basicamente transacional, de coletar informações sobre necessidades e realizar compras, para um departamento de Compras orientado a produtos.
Isso significa realizar compras de maneira mais inteligente, mais sustentável e com o uso de ferramentas tecnológicas que permitam encontrar fornecedores que atendam a requisitos que vão além do valor do produto ou serviço.
Com o crescimento de tecnologias inovadoras, como Big Data e inteligência artificial (IA), ampliam-se as possibilidades de negócios, mas também a necessidade de garantir que a sustentabilidade seja considerada para a realização desses negócios, afinal, o cliente final está cada vez mais exigente para entender a origem dos produtos adquiridos e como as empresas abordam estratégias de responsabilidade social.
A mudança de paradigma no departamento de Compras
Enquanto busca novas maneiras de melhorar seus processos e aumentar a competitividade, para o departamento de Compras, o sourcing estratégico se traz uma abordagem que ajuda a reduzir significativamente os custos, tendo como base o Custo Total de Propriedade (TCO), que permite construir um valor sustentado por meio do relacionamento com fornecedores e redução de gastos por categoria.
O sourcing estratégico pode ser definido como um processo para reduzir os custos totais de aquisição de materiais, produtos e serviços, mantendo ou melhorando a qualidade e os níveis de serviço e tecnologia.
E é projetado para:
- Impulsionar a redução no custo total
- Ter um maior entendimento em relação à cadeia de suprimentos e requisitos internos
- Desenvolver uma abordagem de Compras mais inteligente
- Melhorar os resultados e agregar valos aos negócios
Esse processo começa com a análise de gastos e o gerenciamento de categorias. Assim é possível identificar, consolidar e padronizar informações relevantes vindas de diversas fontes.
Compras sustentáveis
Compras sustentáveis ou Compras ecológicas ocorrem quando uma empresa adota uma estratégia de responsabilidade social corporativa (RSC) nos processos e negociações de compras, buscando por fornecedores que atendam aos requisitos exigidos.
A implementação de uma abordagem sustentável exige a integração de requisitos, especificações e critérios que sejam compatíveis com a proteção do meio ambiente e da sociedade, e diz respeito a políticas de combate contra o trabalho escravo e infantil até evitar fornecedores que causem danos ao meio ambiente.
Ao investir em uma estratégia de Compras sustentáveis as empresas se preparam para o futuro – com uma possível escassez de suprimentos -, e oferecem a si mesmas uma maior capacidade de suportar mudanças de demanda, além de melhorar a percepção do cliente em relação aos seus produtos e serviços.
E o que tudo isso significa?
Hoje, os profissionais de Compras estão cada vez mais pressionados a entregar um maior desempenho comercial que agregue valor aos negócios. Isso exige um maior alinhamento do departamento com a estratégia corporativa e uma maior integração com stakeholders e com fornecedores.
Por meio da tecnologia, as empresas criam oportunidades de realizar Compras mais estratégicas e conseguem promover iniciativas de sustentabilidade que abrangem toda a cadeia de suprimentos.
A COSTDRIVERS é uma plataforma global que oferece ferramentas e informações exclusivas sobre preços e custos em vários segmentos. Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.