Apesar de sua importância, o setor de Compras não é o primeiro a ser lembrado quando uma empresa pensa em transformação. Isso faz com que a área conte com menos recursos para realizar seu trabalho e torna mais difícil a tarefa dos profissionais do setor em trabalharem estrategicamente para que consigam estar alinhados aos objetivos dos negócios.
Há vários motivos pelos quais a área de Compras é “deixada de lado” no momento de otimizar processos: a falta de recursos é o mais comum, mas também a falta de entendimento da importância do setor pode levar a esse erro. O pensamento de que “se está funcionando, não precisa mexer” é uma das atitudes que muitos gestores tomam e isso apenas mostra uma gigantesca falta de visão em relação às oportunidades que um setor de Compras moderno e eficiente pode encontrar para a empresa.
Qual o nível de maturidade da área de compras na empresa?
Empresas que contam com poucos recursos, normalmente são as que mais se beneficiam de uma avaliação em relação à sua maturidade. Até mesmo uma avaliação rápida pode encontrar oportunidades de redução e custos e tornar processos mais eficazes. Essa avaliação, se conduzida de forma estratégica, também consegue mostrar como o setor pode mudar sua abordagem no relacionamento com os fornecedores.
Normalmente, com o crescimento da empresa, metas e objetivos sofrem mudanças. Apesar disso, muitas vezes, as ferramentas e processos utilizados não são atualizados e não acompanham a transformação do próprio negócio. Processos que funcionavam bem em uma determinada situação, podem não ser mais eficientes atualmente e trazem informações redundantes, incorretas ou irrelevantes. Uma revisão desses processos pode identificar ineficiências e oferecer alternativas para adaptá-los para que atendam ao que a empresa realmente precisa.
Uma avaliação de maturidade também oferece informações para que a melhor tecnologia e parceiro tecnológicos sejam escolhidos e, também, mostrar que determinada tecnologia não é a mais adequada para as necessidades do setor de Compras ou não está sendo utilizada da forma correta.
Avaliação orientada a objetivos
Qualquer avaliação de transformação no setor de Compras – e também de outros departamentos – precisa estar alinhada aos objetivos dos negócios e deve ser mensurável. Apenas assim é possível produzir os insights necessários para que a transformação impacte positivamente no setor e na empresa.
Mas quais podem ser esses objetivos?
- Compras mais inteligentes e que atendam às estratégias da empresa
- Identificação de oportunidades para economia de custos
- Avaliação de competitividade em relação ao mercado
- Entendimento de como os processos, ferramentas e fluxos de trabalho atendem às necessidades do setor
- Maior eficácia de processos de gerenciamento de riscos e conformidade
- Definição de processos que ofereçam maior visibilidade, percepção e transparência em toda a cadeia de suprimentos
Essa avaliação precisa encontrar elementos que justifiquem a transformação do setor de Compras e listar os benefícios e impactos causados por essa transformação. Apenas após isso é que a transformação deve ser implementada. A plataforma COSTDRIVERS oferece suporte para integrar informações das áreas de Compras, Controladoria e Vendas e, assim, cria oportunidades para que a empresa se mostre mais competitiva no mercado. Entre em contato e conheça nossos serviços.