O setor de compras precisa se modernizar para que se torne uma peça importante para a estratégia de negócios da empresa. Isso exige investimento em novas tecnologias e na captura e análise de dados para que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva e baseadas em informações relevantes para os negócios.
Erick Boano, COO e cofundador da COSTDRIVERS, responde a algumas questões sobre o uso de dados na área de compras e sobre as preocupações dos profissionais do setor.
O acesso a novas tecnologias ainda não é muito acessível. Isso faz com que muitas empresas continuem trabalhando com ferramentas e processos defasados. O que pode ser feito para que essas empresas enxerguem os benefícios de investir em novas tecnologias?
Erick Boano: O custo é, ainda, um fator importante para o acesso a novas tecnologias; e modernizar processos talvez seja o maior desafio enfrentado pelos profissionais do setor. Para garantir que as empresas não percam as oportunidades oferecidas pela tecnologia, o primeiro passo é buscar informações sobre essas tecnologias e como os dados podem ajudar a empresa e o setor de compras. Mesmo que não seja possível investir no momento, é importante conhecer as tecnologias disponíveis e entender como elas podem impactar no setor.
Inteligência artificial, blockchain, automação de processos fazem parte do vocabulário da transformação digital, mas a maioria das empresas não conta com uma infraestrutura básica e integração de dados que suporte sua implementação. Entretanto, se existe interesse em investir nessas tecnologias é preciso estabelecer as bases agora.
Como diferenciar termos como digitalização, transformação digital e automação? Inovação não significa apenas automatizar processos, então como saber inovar?
EO: Entender essa diferença é fundamental. Resumindo: digitalização é simplesmente mover dados, papeis e processos físicos e migrá-los para o computador para que esses processos, até então manuais, sejam feitos com o auxilio da tecnologia. No lugar de papeis, usa-se o e-mail, armazenamento na nuvem e formulários online. Automação é quando esses processos repetitivos começam a trabalhar sem que seja necessária a intervenção humana. Já a transformação digital ocorre quando a tecnologia permite melhorias nos negócios, aumentando a eficiência operacional.
A transformação digital em compras não é apenas automação, ela significa usar tecnologias que melhorem os processos e gerem mais valor aos negócios. Da mesma forma automação não pode ser visto como inovação. Inovar significa usar as ferramentas que estão à disposição para impulsionar processos e se preparar para o futuro.
A digitalização pode apresentar riscos com vazamento de informações ou integridade de dados. Como reforçar a confiabilidade e integridade desses dados?
EO: A integridade dos dados é uma grande preocupação para toda empresa que passem por um processo de digitalização, pois é preciso confiar nos dados que se possuem. Dados em silos são o maior inimigo da digitalização, mas uma fonte de dados unificada em uma única plataforma ajuda a garantir a qualidade dos dados.
Processos manuais que usem esses dados abrem brechas para vazamentos, corrupção de dados e falha de informações. Então, proteger essas informações e mantê-las seguras é vital para sustentar a cadeia de suprimentos e cadeia de fornecedores protegidos. Usar uma plataforma de dados que atenda a padrões e certificações de segurança contribui para evitar problemas. Estabelecer fluxos de trabalho que utilizem essa plataforma, e permitam uma comunicação criptografada com fornecedores, também reduz riscos
A COSTDRIVERS tem a primeira plataforma de Data Strategy do mercado e fornece informações para todas as necessidades da empresa. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa.