A interdependência entre as empresas e seus fornecedores é, cada vez mais, algo estratégico. Para se manterem competitivas, com elevada qualidade e garantindo bons lucros, é fundamental a formatação de excelentes parcerias com outras empresas que lhes forneçam matéria-prima, componentes e serviços.
Qual o papel do departamento de Compras das empresas nestes períodos de incertezas e de redução de vendas? Em tempos de crise, a área de Compras de uma empresa é certamente a mais pressionada por resultados. Cada operação deve ser exaustivamente negociada e os contratos já fechados revisados de forma a reduzir custos. É quando surgem as oportunidades de “insourcing” e o comprador precisa estar preparado para a retomada das vendas.
Mesmo pressionado a reduzir despesas e aumentar o controle de gastos, é importante investir no relacionamento com o fornecedor e não cair no erro de só agradá-lo quando precisar dele. Procure-o para reuniões cujos objetivos não sejam só negócios. Promova eventos, chame-o para conhecer o dia a dia da empresa e estabeleça uma relação mais próxima. Lembre-se de promover relacionamento sem tornar-se íntimo demais.