Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%

Ajustes nas séries de importação e exportação na plataforma COSTDRIVERS

A COSTDRIVERS, mantendo o compromisso de transparência com seus clientes, vem por intermédio deste Comunicado reforçar alguns conceitos utilizados na Plataforma no que diz respeito aos preços de Importação e Exportação que se apresentam como fonte COSTDRIVERS, bem como, informar o motivo de alguns ajustes ocorridos.

A Plataforma COSTDRIVERS quando informa o Preço das Importações e Exportações tem como principal objetivo fornecer ao cliente uma tendência de preços que pode ser utilizada como referência comparativa ao que está sendo praticado pelo mercado brasileiro. Essa tendência de preços é resultado, portanto, de um tratamento estatístico que elimina possíveis volumes e/ou preços fora de padrão, onde em situação de normalidade de mercado atribuímos isso à picos de compras spot ou de outra natureza. Dessa forma, o tratamento que o sistema sempre utilizou para sinalizar essas tendências foi o recurso de média móvel 6 meses por entendermos refletir um tempo adequado para reposição de estoques e a absorção desses preços pelo mercado brasileiro.

No entanto, em 2020 nos deparamos com a pandemia do Covid-19 e, pudemos perceber um desabastecimento e ruptura de algumas cadeias produtivas, cujo impacto disso recaiu sobre os volumes transacionados de importações, exportações e preços unitários de referência. O que até então nosso sistema considerava como outliers (volumes / preço fora de padrão como mencionado acima), identificamos que esses movimentos, apesar de fora de padrão, foram efetivos.

Em decorrência disso, fizemos uma avaliação criteriosa e vimos que nosso sistema gerou distorções de preços de alguns produtos. Visando ajustar nossa Plataforma à realidade atual, readequamos nosso tratamento estatístico para os preços a partir de Julho-20, considerando média móvel de 3 meses, na qual entendemos ser um período coerente com a nova formatação de oferta e demanda e, portanto, refletindo uma tendência de preços mais compatível com o mercado.