Quem trabalha com Compras sabe que as empresas esperam não apenas um controle mais eficaz da área, como também a capacidade de proporcionar rapidamente resultados significativos que beneficiem a organização toda.
Mesmo diante desta cobrança, o consultor Marcelo Velloso, especialista em Supply Chain, estima que erros na cadeia de suprimentos induzem a uma redução nas margens dos produtos vendidos que pode variar de 9% a 20%, como falamos neste outro post.
Quais erros são mais comuns? Na maior parte das vezes os problemas dos profissionais de Compras estão relacionados à gestão financeira. Muitas vezes a questão é a venda de produtos ou serviços a preços abaixo do custo ou desconhecimento do desempenho do próprio negócio, mas o que atrapalha mesmo o empreendedor/executivo é a falta de disciplina nos controles financeiros e o controle inadequado do Fluxo de Caixa.
Uma dica é separar parte do tempo do dia ou da semana para cuidar com atenção dos aspectos gerenciais, incluindo o controle do Fluxo de Caixa. Você faz isso? Como consegue ter esta disciplina?
Outra dica (essencial) é utilizar um software de controle financeiro eficaz. Você já utiliza um? Recomenda? Deixe a dica nos comentários!
Fonte: Supply em Dia e Controle Financeiro