Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
29/05/2021
3 min de leitura

Estratégia de dados: Conheça o custo dos dados sujos

Uma boa estratégia de dados depende, basicamente, de dados com boa qualidade, mas isso, nem sempre, é o que se recebe na hora da análise. São erros ortográficos, dados incompletos, códigos de produto ausentes, informações duplicadas ou simplesmente incorretas. E essas informações “sujas” podem ter um grande impacto nas decisões de negócios das empresas, particularmente no departamento de Compras.

Dados são extremamente valiosos e a boa qualidade dessas informações melhora a eficiência, reduz custos e riscos para os negócios. Por outro lado, lidar com dados sujos faz parte da rotina das empresas, assim como “limpar” e enriquecer esses dados é fundamental para trabalhar com segurança.

O que leva a dados sujos?

De acordo com o IDC, em 2018 2,5 quintilhões de bytes de dados foram processados, e espera-se que até 2025 eles cheguem a 175 zetabytes. E não são apenas com dados sujos que as empresas devem se preocupar. Além deles, também existem dados obscuros (que são informações que não estão em uso) e os dados não estruturados (informações que ainda não estão preparadas para uso).

Assim, o maior desafio das empresas para enriquecer dados é lidar com o erro humano. A entrada incorreta de informações é uma das maiores responsáveis pela proliferação de erros – seja um erro de digitação ou a omissão acidental de alguma informação crítica – e essa limpeza pode custar caro e ser demorada.

Como não há solução rápida para resolver o problema e o primeiro passo é melhorar a precisão dessas informações, e isso passa pelas mãos humanas, justamente o elo mais fraco nessa corrente. Claro, essa não é uma tarefa simples, pois é preciso que todos os profissionais sejam responsáveis pela qualidade das informações, e não apenas a área de TI. Regras e processos precisam ser definidos para a entrada precisa de dados.

Maneiras de limpar dados sujos

Relatório da Pitney Bowes mostra que 77% das empresas afirmam perder dinheiro devido a dados imprecisos e incompletos. Sem dados confiáveis, as decisões levam mais tempo para serem tomadas, já que é preciso pesquisar em outras fontes. Isso pode, de acordo com a Harvard Business Review, levar um profissional a perder 50% do seu tempo de trabalho buscando informações, corrigindo erros ou verificando se os dados são confiáveis.

Erro humano

Além de contar com regras e processos definidos, a melhor solução é eliminar ou reduzir a entrada manual de dados. A entrada automática de dados reduz a possibilidade de erros e melhora a precisão das informações.

Muitas fontes

O crescente número de fontes de dados aumenta a quantidade de informações disponíveis para análise, mas também apresenta riscos para manter a precisão desses dados. O problema pode ser evitado encontrando um parceiro tecnológico que ofereça a melhor integração de todas essas fontes e entregue dados criteriosamente limpos.

Falta de uma estratégia de dados

Sem uma estratégia de dados, os diferentes departamentos de uma empresa correm o sério risco de não trabalharem de forma integrada, com cada um coletando, tratando e usando os dados de maneiras diferentes. Para evitar esses problemas, algumas etapas devem ser seguidas:

  • Definir o significado dos dados que serão coletados: seu formato correto, o que ele representa, seu nome. Treinar a equipe sobre essas definições e manter a documentação em local de fácil acesso a todos.
  • Estabelecer como os dados serão armazenados e gerenciados. Se possível, unificar as várias fontes em um único lugar para facilitar seu acesso.
  • As informações precisam ser facilmente encontradas e analisadas para que insights sejam rapidamente extraídos para ajudar na tomada de decisões.

Manter dados limpos precisa ser visto como um investimento, jamais como um custo. Embora isso possa ser caro, os benefícios para o departamento de Compras e para decisões estratégicas de negócios são rapidamente alcançados. A COSTDRIVERS oferece informações para todas as necessidades da empresa e ajuda a obter vantagens na hora de negociar produtos e serviços. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa