O que você precisa saber sobre tecnologias disruptivas no setor de compras

As tecnologias disruptivas também transformam a cadeia de suprimentos. Os avanços tecnológicos permitem que as empresas se prepararem para uma transformação significativa em todos os aspectos do negócio, inclusive na área de compras.

Enquanto parte das companhias contam com um futuro em que a inteligência artificial, os bots e diversas outras tecnologias contribuam para o sucesso do negócio, muitas se esquecem do principal: os dados necessários para isso. Não basta colher apenas as informações relativas às transações, é preciso capturar as informações contextuais relacionadas as decisões de compra, dados do processo, requisições, etc. Quando mais informações, mais completa é a análise e mais seguras as previsões.

Todas as aplicações inovadoras, que reinventaram os processos de compras, foram fortalecidas por dados

Moeda do futuro
Os dados são a moeda do futuro. Eles podem sustentar todas as decisões da empresa e contribuem para prever as necessidades dos clientes, selecionar fornecedores e encontrar o melhor preço de um produto ou serviço. Exatamente por isso, chegou a hora da área de compras usar uma boa estratégia de dados para aumentar sua eficiência.

Para criar estratégia, as empresas precisam encontrar e capturar os dados corretos. Apesar de precisarem de mais informações, isso não quer dizer que elas resultem em um melhor desempenho de compras. Para isso, é preciso entender:

  • Quais problemas precisam ser resolvidos
  • Quais os dados necessários para que a inteligência artificial (IA) precisa para resolve-los
  • Quais os dados que a empresa já tem
  • Quais os dados adicionais necessários

Além da estratégia de dados, a empresa também precisa ter modelos de conhecimento para que a análise efetivamente use esses dados. Tais modelos, um para cada categoria de compras, criam relacionamento entre os dados e são cruciais para que a IA possa processá-los corretamente e gerar previsões eficientes. Também é possível expandi-los para criar relacionamentos mais complexos e aprofundar os insights obtidos.

Esses relacionamentos permitem que a IA detecte, por exemplo, se um fornecedor que vende um determinado produto, também vende outros similares. Resumindo: modelos de conhecimento são vitais para transformar um grande volume de dados em insights úteis para os negócios.

O elemento humano
A adoção de novas tecnologias deve fazer parte, também, do escopo da área de compras. A equipe de aquisição também deve ser responsável por dar voz às necessidades de inovação do setor, e não apenas a área de TI.

É preciso que as empresas encontrem formas para liberar os funcionários de compras para tarefas mais estratégicas e aplicações como robótica e automação fazem parte da próxima onda de inovação que auxilia nessa tarefa.

Apesar de terem a tecnologia nas mãos, as empresas precisam montar equipes multifuncionais, composta por diversas habilidades, para colocar a estratégia digital em funcionamento.

Investir em pessoa é, até, mais importante que investir apenas em tecnologias. Sem pessoas capacitadas, a empresa pode encontrar problemas para a implementação da transformação digital. É preciso investir em desenvolvedores de software, cientistas de dados, especialistas de BI e designer de UX para garantir a usabilidade das soluções.

O mais importante na transformação digital é facilitar um ambiente colaborativo para que funcionários, fornecedores e stakeholders interajam entre si e possam compreender as responsabilidades de uma nova cadeia de suprimentos orientada por dados.

Tenha em mãos dados importantes para a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio. A COSTDRIVERS é uma plataforma global (SAAS) que fornece ferramentas exclusivas e informações sobre preços e custos em vários segmentos.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange