Um dos grandes desafios que a área de Compras tem pela frente é saber se antecipar a acontecimentos que impactam diretamente no sucesso das estratégias para a cadeia de suprimentos e, consequentemente, na contribuição destes setores para o resultado final da empresa.
É no cenário de volatilidade e turbulência em que se encontra a economia brasileira que acontecerá, nos dias 23 e 24 de fevereiro, em São Paulo, a 17ª edição do Congresso de Compras & Cadeia de Suprimentos.
Para que se tenha uma visão de futuro mais assertiva e mecanismos eficazes para readequar sua estratégia a tempo de minimizar perdas, nesses dois dias, o tradicional evento reunirá cerca de 200 executivos, Gestores de Compras e Supply Chain. O objetivo é discutir os impactos da crise no planejamento e negociações da área.
O programa estabelece temas que vão desde o Relacionamento Colaborativo com o Fornecedor, Renegociação de Contratos, Inteligência em Compras, Strategic Sourcing e Carreira e Liderança até o Cenário Macroeconômico, Proteção de Portfólio em momentos de Risco Cambial e Inflação e a Situação das Commodities no Mundo. Serão tratadas ainda as práticas e ferramentas que efetivamente promovem inteligência na cadeia de suprimentos; as experiências em diferentes setores; as formas seguras de negociações, entre outros.
Em momentos como o que o Brasil enfrenta atualmente, negociar sobre bases seguras, com indicadores confiáveis e atualizados da matéria-prima e o conhecimento aprofundado sobre a cadeia de custo do fornecedor, pode ser a diferença competitiva necessária para reagir às dificuldades. Nesse contexto, o 17º Congresso de Compras & Cadeia de Suprimentos vai tratar também das estratégias e das novas oportunidades de redução de custos mesmo em época de crise econômica.