Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
26/06/2017
2 min de leitura

Parceria colaborativa reduz riscos com cadeia de fornecedores

Relacionamentos colaborativos permitem que as organizações minimizem muitos riscos em sua cadeia de fornecedores estratégicos. Por isso, segundo Leandro Bernardino Carvalho, Coordenador de Inteligência de Suprimentos da RAIZEN, promover mudanças na cultura organizacional e na relação com essa rede de fornecedores, incluindo canais de comunicação, compartilhamento de informações e dados, é essencial para estabelecer uma relação de confiança e colaboração entre as partes envolvidas durante o processo de negociação de Compras.

Carvalho participou do Strategic Sourcing – Fórum de Compras Estratégicas, realizado no último dia 8 de junho, em São Paulo, para falar sobre “Compras Colaborativas – Programa Cultivar RAIZEN”, companhia que atua nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade. Em sua palestra, o executivo contou os desafios enfrentados e os benefícios obtidos pela empresa a partir da implementação dessa estratégia.

“Uma relação de confiança/transparência e de longo prazo permite que os elos de uma cadeia tenham maior segurança nos investimentos necessários a serem realizados na busca de um objetivo comum”, acrescentou Leandro Carvalho na entrevista a seguir.

 

COSTDRIVERS – Defina relacionamento colaborativo entre fornecedores.

Leandro Bernardino Carvalho – O relacionamento colaborativo entre fornecedores é uma relação de parceria em que se estabelecem parâmetros a serem cumpridos por cada uma das partes de forma transparente e que foque em um relacionamento de longo prazo.

 

COSTDRIVERS – De que forma essa estratégia pode minimizar riscos em sua cadeia de fornecedores?

Leandro Bernardino Carvalho – Uma relação de confiança, de transparência e de longo prazo permite que os elos de uma cadeia tenham maior segurança nos investimentos necessários a serem realizados na busca de um objetivo comum.

 

COSTDRIVERS – Quais seriam esses riscos?

Leandro Bernardino Carvalho – A cadeia de fornecedores de uma empresa está exposta a, basicamente, quatro tipos de risco. Desalinhamentos de objetivos é um deles. Outro é falta de confiança, seguido de formação desnecessária de estoques e a descontinuidade dos negócios.

 

COSTDRIVERS – O que é necessário mudar para reduzir esses riscos?

Leandro Bernardino Carvalho – É fundamental a prática da transparência entre todos os envolvidos, assim como o engajamento nesse sentido não só dos diretamente envolvidos, mas, principalmente, daqueles que participam indiretamente das negociações.

 

COSTDRIVERS – Indique os benefícios obtidos com a implementação das Compras Colaborativas.

Leandro Bernardino Carvalho – Inovação, redução de custo (divisão de investimentos, compartilhamento de riscos) e redução de capital, já que o volume de estoque diminui, assim como também diminui a duplicidade da estrutura.

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Cost breakdown a importancia da analise dos custos nas negociacoes - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Cost Breakdown: A importância da análise dos custos nas negociações