Para que a transformação digital no setor de compras seja bem-sucedida, a área precisa mudar sua forma de pensar. Se até a alguns anos, projetos de desenvolvimento de software eram baseados em uma abordagem defasada – em cascata -, quando a área tinha um escopo mais restrito que hoje, a situação, atualmente, é outra e uma abordagem Agile, mais moderna, é necessária.
O método em cascata normalmente tem início com reuniões para entender o que o cliente deseja e já oferece uma solução muito rapidamente. Isso, normalmente, implica com o cliente descobrindo que aquela solução não era exatamente o que ele precisava e quanto mais o projeto caminhava, ficava mais difícil, e caro, parar e começar tudo novamente.
Já o método Agile (ou ágil) é uma forma de comprar soluções de acordo com os resultados esperados, no lugar de uma determinada especificação. Nessa opção, a empresa discute suas necessidades com os fornecedores em potencial, busca por flexibilidade e conhece as soluções que podem atender a essas necessidades.
A transformação do setor de compras
A abordagem Agile, no lugar de exigir um grande projeto para resolver um determinado problema, define as melhores práticas para colocar algo em funcionamento rapidamente, mesmo que, em um primeiro momento, ofereça de 50% a 70% do que é necessário.
Para isso, o fornecedor adapta e otimiza a solução oferecida de acordo com as necessidades e requisitos do cliente. Os demais recursos são, então, priorizados e entregues em uma série de sprints. Esses recursos só são aplicados se forem realmente necessários e benéficos para o cliente ou quando são explicitamente solicitados.
Para o Agile ter sucesso, é preciso que a empresa dirija o projeto, deixando com o fornecedor seu gerenciamento e desenvolvimento. A responsabilidade para que os desafios sejam superados deve ser da companhia, que é quem realmente entende o que precisa e pode garantir que essa visão se mantenha como foco do projeto, para que o resultado final atenda ao que precisa.
Compras mais ágeis e inteligentes
Compras ágeis também significam reunir as pessoas certas para decidir sobre o fornecimento e a escolha dos fornecedores. Para isso é necessário formar uma equipe multifuncional, que envolva clientes, compras, TI, área jurídica e financeira. Dessa forma, é possível que o método Agile crie um ecossistema de parceiros que seja adaptável às necessidades da empresa e também dos fornecedores.
Para o setor de compras, investir nesse modelo significa aumentar a flexibilidade em todas as etapas do ciclo de fornecimento. Contratos mais flexíveis permitem que alterações sejam feitas quando necessárias e pode ajudar a reduzir o impacto das alterações no fluxo do projeto.
Como um dos objetivos do Agile é a velocidade, a mudança nos processos leva a novas formas de trabalho que podem reduzir o tempo de lançamento de novos produtos no mercado e, ainda, obter resultados de negócios mais rapidamente.
Assim, resistir a essas mudanças, e pensar que o modelo Agile não se aplica ao setor de compras, é uma forma de tornar o setor irrelevante e obsoleto.
A COSTDRIVERS ajuda sua empresa a negociar melhor com seus fornecedores e entender quais negociações estão alinhadas a média de mercado. Fale conosco e conheça nossas soluções.