Um Chief Financial Officer (CFO) passa boa parte do tempo analisando orçamentos, monitorando as finanças da empresa e garantindo que tudo esteja em conformidade. Um trabalho hercúleo que conta com a tecnologia para incorporar planejamento estratégico, gerenciamento de riscos e análise preditiva.
A transformação enfrentada pela economia mundial faz com que os negócios também se transformem e isso afeta diretamente o trabalho do CFO, ainda mais com os riscos aumentando dramaticamente. Isso faz com que esse executivo precise participar mais ativamente das decisões estratégicas da empresa, e isso envolve maior uso da análise de dados para gerenciar riscos de maneira eficiente.
Se hoje, a maioria dos líderes financeiros ainda passa boa parte do tempo analisando orçamentos, relatórios e conformidade, muitos já perceberam que o futuro trará uma maior complexidade de processos e novos regulamentos, criando novos desafios para a área financeira.
Muitos CFOs acreditam que a área financeira não esteja equipada para atender às novas demandas que estão chegando ao setor. Dessa forma, precisam reavaliar suas próprias competências e buscar equipar suas funções com as ferramentas certas e equipe certa.
Melhorando a visibilidade
Além da preocupação com os riscos dos negócios, as empresas também mostram preocupação com sua reputação. É essencial que atendam seus stakeholders de uma forma que estabeleçam uma relação de confiança e a tecnologia tem como função fortalecer a equipe para criar processos mais eficientes e eficazes para suportar a estratégia de negócios.
Para isso, o CFO deve melhorar a visibilidade das transações e ajudar sua equipe a lidar com os riscos produzidos pelas transformações dos negócios, se adaptando rapidamente a um novo mercado e tornando o gerenciamento de riscos mais eficaz.
Essa maior visibilidade é proveniente do uso de dados mais robustos e confiáveis. A análise dessas informações permite às empresas preverem suas necessidades e os riscos envolvidos, analisar tendências e implementar medidas para lidar com riscos futuros.
Rumo ao sucesso
CFOs de sucesso, frequentemente, possuem estratégias tecnológicas e habilidades para gerenciar efetivamente os riscos. Apesar disso, investir em novos recursos – pessoas, processos e tecnologias – é essencial para melhorar a capacidade de prever, proteger, detectar e responder a ameaças e também garantir a disponibilidade de sistemas críticos.
Com a adoção de novas tecnologias para automatizar processos, identificar e solucionar fraudes e outros riscos operações, o fator humano é retirado da equação e permite uma análise mais proativa dos dados para que novas estratégias de negócio sejam criadas. Contar com tecnologias disruptivas também permite que as empresas contratem melhor e retenham seus melhores profissionais.
À medida que CFOS e gestores financeiros lutam para equilibrar suas responsabilidades atuais com as que virão no futuro próximo, descobrem que precisam de programas cada vez mais complexos para gerenciar riscos e necessitam escolher as pessoas certas para essa nova realidade, que incorpora novas tecnologias aos processos tradicionais da área.
A função do CFO está sendo transformada pelo digital, por dados, riscos e incertezas. Os executivos que não definirem efetivamente seu novo papel, frente essa nova realidade, podem comprometer sua capacidade de criar estratégias e impulsionar a inovação necessária para crescimento sustentável da empresa.
E, é claro, os dados são de extrema importância para essa nova realidade que bate à porta dos CFOs modernos. Fale com nossos especialistas e saiba como obter dados precisos para fazer projeções de forecasts e planning para sua empresa.