Pode parecer difícil gerenciar, otimizar e visualizar claramente os processos em uma empresa, afinal podem existir diversos sistemas diferentes e dados fragmentados, principalmente os voltados para a área de compras.
Apesar disso, a tendência é contar com soluções integradas de inteligência de negócios que abrem uma porta para a transformação e otimização do setor, tornando mais fácil e rápido entender como a empresa está gastando. Isso permite criar oportunidades para que a área de compras ofereça mais valor aos negócios e possa maximizar sua estratégia de compras.
Dessa forma, o setor consegue ser mais proativo na criação de modelos estratégicos de fornecimento e no gerenciamento de métricas de desempenho importantes para os negócios.
Análise de custos
A análise de custos fornece informações detalhadas sobre o processo de compras, desde o pedido até seu pagamento. Esse tipo de análise contribui para que o setor possa desenvolver mais inteligência, encontrar os melhores preços oferecidos e até monitorar a conformidade para gerenciar melhor os custos.
O gerenciamento estratégico envolve alavancar informações históricas, incluir informações externas e implementar algoritmos preditivos para melhor monitorar o mercado. Com análises de categoria e fornecedores, por exemplo, a análise inteligente permite melhorar os preços com base no conhecimento adquirido do mercado, identificar os melhores fornecedores e identificar e evitar riscos.
O aprimoramento da governança e conformidade de custos por meio dessa análise permite uma maior visibilidade sobre se os principais fornecedores estão sendo usados para o máximo proveito de preços e descontos. Esse gerenciamento também ajuda a garantir que as compras sejam feitas pelos canais e contratos que minimizem os custos operacionais.
Uma abordagem estratégica do gerenciamento dos fornecedores e da demanda pode contribuir para reduzir ainda mais os preços.
KPIs de compras
Com dados disponíveis em tempo real, o setor de compras consegue se tornar mais proativo e estratégico. Usando o risco de fornecimento e o impacto no lucro como as duas principais medidas, os custos com compras podem ser categorizados em grupos com métricas para gerenciar, monitorar e impulsionar o desempenho. Itens de alavancagem e não críticos devem se concentrar em grandes economias; enquanto itens estratégicos devem se concentrar na inovação do fornecedor e na mitigação de riscos, por exemplo.
Algumas métricas podem ser aplicadas, dependendo do risco de fornecimento e do impacto no lucro:
- Grandes economias – impacto direto no resultado
- Economia leve – benefícios potenciais para os resultados, mas com maior dificuldade de quantificar (por exemplo, tempo reduzido para o mercado, melhor moral dos funcionários e outras métricas intangíveis)
- Garantia de conformidade – inclui a taxa de entrega no prazo e a taxa de defeitos do fornecedor
- Inovação – ideias orientadas a fornecedores para redução de custos e crescimento de receita
- Redução da compra independente – compras não planejadas ou não controladas
- Mitigação de riscos – volatilidade de custos, interrupção de fornecimento, multas por não conformidade e qualquer situação que possa prejudicar a marca e a reputação da empresa
Os processos de compras geram uma grande quantidade de dados que devem ser usados para explorar tendências, efetuar compras de forma mais inteligente e obter maior valor agregado. Esses dados podem ser internos ou externos, mas é imprescindível que possam se tornar insights acionáveis. Independentemente do nível de maturidade tecnológica da empresa, a análise de dados tem como objetivo permitir o crescimento dos negócios. Para isso, é essencial contar com dados confiáveis e a COSTDRIVERS conta com uma plataforma de data strategy que pode ser útil para o seu negócio. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços.