A demanda por equipes de compras talentosas e flexíveis não é uma novidade. Hoje, o profissional do setor precisa ter habilidades que vão além de ser um bom negociador. Exatamente por isso, de acordo com a Deloitte, 46% dos gestores de compras conseguem afirmar que confiam que suas equipes podem entregar um trabalho que agregue mais valor aos negócios.
À medida que a área de compras passa por mudanças profundas, é essencial que a força de trabalho também procure se modernizar para atuar de maneira estratégica e rápida. Da mesma forma, as empresas precisam perceber essas mudanças e buscar formas de preencher posições com talentos diferenciados.
A força de trabalho combinada, que historicamente trata da prática de contar com diferentes tipos de recursos, hoje ganha um novo significado: combinar a força de trabalho humana com máquinas. E os gestores, aos poucos, descobrem a combinação certa entre automação e trabalho manual para maximizar a eficiência do setor de compras.
Novas habilidades para o setor de compras
Estudos demonstram que a maioria dos profissionais de compras se sentem otimistas de que a automação pode ajudá-los a se tornarem mais eficientes e a realizar a transição para funções mais estratégicas. Entretanto, muitos também acreditam que novas habilidades são necessárias para isso; e para 80%, seus empregadores devem oferecer os meios para que possam desenvolver essas habilidades.
Apesar da importância de habilidades tradicionais de sourcing estratégico e gerenciamento de categorias outras habilidades começam a aparecer no horizonte do setor de compras. Muitas empresas pretendem treinar suas equipes de compras em sourcing ético e também em gerenciamento de projetos. Essa expansão é necessária para que o setor de compras possa enfrentar novos desafios e se mostrar indispensável para os negócios.
Além disso, gestores de compras estão dando mais atenção às habilidades sociais. Atributos como liderança, empatia e inteligência emocional, que não são facilmente aprendidos ou ensinados, aparecem entre novas exigências para os profissionais do setor. Por outro lado, são habilidades que se tornam essenciais para a função de compras, por trazer profissionais que podem se tornar construtores de relacionamentos, gerentes de riscos e parceiros de negócios.
Da mesma forma, com a automação se fazendo ainda mais presente e impactante na carga de trabalho, é imprescindível que as empresas contem com profissionais com habilidades que as máquinas não podem preencher.
Um novo profissional para compras
Qualquer que seja a estratégia de compras empregada e as habilidades necessárias para o trabalho, o setor de compras precisa ampliar sua rede de talentos e prestar mais atenção aos processos de recrutamento e retenção. Para alcançar a excelência, o setor de compras precisa evoluir e se adequar a um novo mundo, em que as pessoas e processos são cada vez mais digitais.
Talentos devem ser buscados em lugares diferentes e até mesmo de outras áreas que, em um primeiro momento, não têm ligação com compras. Além disso, é necessário reformular as descrições de cargos existentes para identificar oportunidades de introdução de novas habilidades.
O novo profissional precisa estar acostumado a lidar com informações relevantes e que permitam ao setor de compras obter vantagens competitivas e oportunidades de negócios. Fale com nossos especialistas e conheça nossos serviços e indicadores.