Sourcing estratégico: conheça os benefícios para a área de compras

Relatório da Aberdeen Group mostrou que 68% das empresas analisadas afirmam que o sourcing estratégico é crucial para os negócios. Destes, 53% indicam que o alinhamento de atividades e objetivos de sourcing com os objetivos da companhia faz parte da estratégia de negócios da empresa. 

Essas informações mostram a relevância do trabalho desempenhado pela terceirização estratégica atualmente, ainda mais pela pressão que a área de compras enfrenta para reduzir ainda mais os custos e os recursos utilizados. 

Apesar disso, o sourcing estratégico é visto por muitos profissionais como uma iniciativa de compras que busca apenas encontrar o menor preço no mercado. Esse equívoco precisa ser evitado, pois o sourcing estratégico é um processo em que a empresa permite que o setor de compras assuma a liderança na satisfação das necessidades dos negócios e, aí sim, também encontrar maneiras de reduzir custos, ao mesmo tempo em que agrega valor aos negócios. 

Analisando os gastos da empresa

sourcing estratégico analisa todos os gastos da empresa (Spend Analysis), do mercado e das demandas. Com essas informações, estratégias são definidas para cada categoria de produto ou serviço, com foco no Custo Total de Propriedade (TCO), e não apenas no preço. 

Para isso é necessário que o setor de compras tenha as ferramentas adequadas para a análise de custos, requisições, eventos e para gerenciar corretamente o relacionamento com os fornecedores. São ferramentas que permitem escolher o que está sendo comprado, o preço pago, de quem se está comprando, qual o volume e como a compra é feita. Quanto mais automatizados forem esses processos, mais eficiente será o setor de compras. 

Um dos benefícios de investir no sourcing estratégico está no aumento da lucratividade. Cada real economizado afeta diretamente, e positivamente, o resultado final da empresa. Além disso, a possibilidade de construir parcerias estratégicas com os fornecedores é outro aspecto importante, já que muitos deles contam com recursos não disponíveis para empresa.   

Inteligência de compras

Outro benefício do sourcing estratégico é facilitar o gerenciamento de riscos de fornecimento, pois o fornecedor é avaliado quanto a riscos de disponibilidade, qualidade, financeiros e sobre seu nível de cooperação. 

Uma maneira de otimizar o sourcing estratégico é investir no gerenciamento de categorias, que pode ser definido como uma abordagem que organiza recursos de compras para que o setor possa se concentrar em áreas específicas de categorias de gastos. Assim, os gestores podem concentrar a atenção nos requisitos de negócios, em análises mais aprofundadas do mercado e no desempenho e capacidade de cada fornecedor. 

Além de buscar formas mais rápidas de reduzir custos, uma abordagem estratégica permite agregar valor a esse custo, além de diminuir gastos operacionais e permitir um aumento da produtividade.  O setor de compras precisa ter uma autonomia maior para entender as reais necessidades da empresa e garantir que as compras sejam feitas de forma inteligente. 

sourcing estratégico é bem-sucedido quando parcerias com fornecedores se tornam mais fortes e duradouras, com um relacionamento mais transparente em que as empresas unem forças para que possam crescer e se desenvolver lado a lado. 

Quer negociar melhor com seus fornecedores? A COSTDRIVERS te ajuda a entender quais negociações estão alinhadas com a média de mercado. Faça projeções e aumente a competitividade. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​