Relatório da Aberdeen Group mostrou que 68% das empresas analisadas afirmam que o sourcing estratégico é crucial para os negócios. Destes, 53% indicam que o alinhamento de atividades e objetivos de sourcing com os objetivos da companhia faz parte da estratégia de negócios da empresa.
Essas informações mostram a relevância do trabalho desempenhado pela terceirização estratégica atualmente, ainda mais pela pressão que a área de compras enfrenta para reduzir ainda mais os custos e os recursos utilizados.
Apesar disso, o sourcing estratégico é visto por muitos profissionais como uma iniciativa de compras que busca apenas encontrar o menor preço no mercado. Esse equívoco precisa ser evitado, pois o sourcing estratégico é um processo em que a empresa permite que o setor de compras assuma a liderança na satisfação das necessidades dos negócios e, aí sim, também encontrar maneiras de reduzir custos, ao mesmo tempo em que agrega valor aos negócios.
Analisando os gastos da empresa
O sourcing estratégico analisa todos os gastos da empresa (Spend Analysis), do mercado e das demandas. Com essas informações, estratégias são definidas para cada categoria de produto ou serviço, com foco no Custo Total de Propriedade (TCO), e não apenas no preço.
Para isso é necessário que o setor de compras tenha as ferramentas adequadas para a análise de custos, requisições, eventos e para gerenciar corretamente o relacionamento com os fornecedores. São ferramentas que permitem escolher o que está sendo comprado, o preço pago, de quem se está comprando, qual o volume e como a compra é feita. Quanto mais automatizados forem esses processos, mais eficiente será o setor de compras.
Um dos benefícios de investir no sourcing estratégico está no aumento da lucratividade. Cada real economizado afeta diretamente, e positivamente, o resultado final da empresa. Além disso, a possibilidade de construir parcerias estratégicas com os fornecedores é outro aspecto importante, já que muitos deles contam com recursos não disponíveis para empresa.
Inteligência de compras
Outro benefício do sourcing estratégico é facilitar o gerenciamento de riscos de fornecimento, pois o fornecedor é avaliado quanto a riscos de disponibilidade, qualidade, financeiros e sobre seu nível de cooperação.
Uma maneira de otimizar o sourcing estratégico é investir no gerenciamento de categorias, que pode ser definido como uma abordagem que organiza recursos de compras para que o setor possa se concentrar em áreas específicas de categorias de gastos. Assim, os gestores podem concentrar a atenção nos requisitos de negócios, em análises mais aprofundadas do mercado e no desempenho e capacidade de cada fornecedor.
Além de buscar formas mais rápidas de reduzir custos, uma abordagem estratégica permite agregar valor a esse custo, além de diminuir gastos operacionais e permitir um aumento da produtividade. O setor de compras precisa ter uma autonomia maior para entender as reais necessidades da empresa e garantir que as compras sejam feitas de forma inteligente.
O sourcing estratégico é bem-sucedido quando parcerias com fornecedores se tornam mais fortes e duradouras, com um relacionamento mais transparente em que as empresas unem forças para que possam crescer e se desenvolver lado a lado.
Quer negociar melhor com seus fornecedores? A COSTDRIVERS te ajuda a entender quais negociações estão alinhadas com a média de mercado. Faça projeções e aumente a competitividade. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.