Transformação digital em compras: saiba como a tecnologia traz inteligência às decisões

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “Oportunidades para Indústria 4.0: aspectos da demanda e oferta no Brasil”, mostrou que 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar urgentemente estratégias de digitalização. Para o setor de compras, novas tecnologias vêm sendo utilizadas, mas ainda em pequena escala. Chamado de Compras 4.0, essa nova era usa a tecnologia para que cada real economizado pelo setor represente o mesmo valor em lucro.

Assim, a transformação digital deve ser uma prioridade para empresas que desejam inovar e precisam ser competitivas. Na área de compras, com sua importância estratégica, o uso de novas tecnologias deve ser incentivado para auxiliar nas decisões e reduzir custos.

Se no passado, a área mantinha foco apenas na redução de custos com aquisições, hoje é preciso desempenhar um papel diferenciado dentro da empresa, trabalhando de forma a servir como um consultor estratégico para os negócios.

Transformação digital
O negócio da transformação digital é, geralmente, voltado para aplicativos de atendimento ao cliente ou iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente. Normalmente, o setor de compras se caracteriza como um local em que a tecnologia foi negligenciada ou se mantém com tecnologia defasada. Relatório da Accenture mostra que, com a transformação digital, as tarefas de aquisição serão simplificadas e agentes de compra virtuais serão responsáveis por auxiliar a equipe de compras a tomar as melhores decisões.

A Accenture lista vários fatores críticos para isso: dados, muitos dados. Para começar, as empresas precisam ter informações sobre o que foi comprado, preços, porque foi feita a compra. Depois é necessário adquirir uma “caixa tecnológica” com inteligência artificial, processamento de linguagem natural, analytics, bots.

Além disso, é preciso prestar atenção na experiência do usuário e vencer possíveis resistências entre os funcionários acostumados aos velhos processos.  A tendência é, quando a transformação digital realmente chegar, ocorrer uma evolução de processos que já são automatizados, ou parcialmente automatizados.

Algumas tecnologias se destacam:

  • Engajamento digital, que inclui autoatendimento para os funcionários e gestores
  • Automação de processos
  • Análise de dados
  • Computação cognitiva e inteligência artificial

O momento é agora
A área de compras recorre às novas tecnologias para que consigam mudar a forma de trabalhar, mas, muitas, encontram problemas com processos e tecnologias desatualizadas. Boa parte do trabalho ainda é feito de forma manual. Dessa forma, a transformação digital também deve ser uma transformação nos processos.

Pesquisa da Hackett Group afirma que, com a transformação digital, as empresas conseguem reduzir seus custos com aquisições em 30%. Tecnologias emergentes como: Big Data, inteligência artificial, automação e blockchain são citadas como fundamentais para que o setor de compras passe por uma mudança profunda nos próximos anos.

Ainda assim, a consultoria alerta que não basta apenas ter a tecnologia, é preciso que ela se encaixe em uma estratégia mais abrangente. Um novo modelo de negócios está se desenvolvendo, com processos, negociações e especialistas focados em soluções inovadoras. Eleger a transformação digital como item fundamental para uma estratégia de negócios significa garantir a maximização do ROI relacionado às novas tecnologias.

Com a plataforma COSTDRIVERS, sua empresa tem acesso a dados globais, projeções de preços, análise de mercado e, ainda, indicadores exclusivos feitos pela nossa equipe de especialistas para desenvolver estratégias de negócios focadas em transformação digital. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange