A semana mal começou e seu e-mail já está recheado de mais de 35.421 requisições de compras urgentes.
Vida de Comprador
Se, até este momento, você não recebeu uma enxurrada de e-mails, mensagens ou chamadas solicitando sua assistência para atender a uma dessas requisições urgentes, considere-se afortunado, pois seu dia e talvez até sua semana estão começando de forma tranquila.
Além da sorte
No entanto, pode ser que haja outra perspectiva além de uma boa dose de sorte: o seu planejamento está começando a mostrar eficácia.
Mas afinal, não podem existir compras emergenciais/urgentes?
A resposta é sim, claro! Isso é previsto em todos os processos. Mesmo com os riscos calculados da melhor forma possível, imprevistos podem ocorrer.
Atenção! O que não deve acontecer é que TODAS as compras sejam rotuladas como urgentes.
Basta uma boa dose de café, uma olhada na RC para perceber: Uma estratégia de planejamento adequada teria prevenido tal cenário.
Processo
É extremamente importante que todos os envolvidos na operação compreendam o processo, para colaborar na definição de um planejamento estratégico que reduza a necessidade de lidar com demandas urgentes quase que diariamente.
Emergência x Urgência
Emergência: Afeta diretamente a produção e a paralisa, exigindo uma intervenção imediata e abrangente.
Urgência: Ocorrências imprevistas, com ou sem potencial risco para a operação, que exigem tratamento imediato, mas ainda permitem um período para uma resposta adequada.
É importante lembrar: em algumas situações, os suprimentos podem não ser capazes de atender imediatamente à sua demanda emergencial ou urgente, nem no momento em que você acredita que seja necessário.
Mesmo em processos de tratamento imediato, eles podem enfrentar outras questões que devemos seguir para garantir qualidade, segurança e conformidade.
Além disso, é importante lembrar que talvez nenhum fornecedor que contatemos tenha o material ou serviço disponível de imediato.
Eles atendem a várias empresas, não sendo exclusivos para o nosso negócio. Além disso, outras empresas podem ter enfrentado o mesmo problema.
Portanto, reforçamos a importância de investir em PLANEJAMENTO.