Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
29/04/2021
3 min de leitura

Será que esse é o preço da sua operação de Compras?

Qual o custo de fazer negócios? Sim, por trás de uma estratégia de negócios, da assinatura de um contrato, de realizar a compra de suprimentos, sempre há um custo. Ele pode ser operacional, impostos, transações financeiras, de produção para atender a um contrato – além de luz, água, limpeza, telefonia, infraestrutura, etc. Então, como mensurar o preço de uma operação de compras? 

Não há uma resposta direta, afinal, diversos fatores influenciam nesse preço, desde o setor da indústria que a empresa está inserida, até o país em que ela se localiza, com seus arcabouços jurídicos e contábeis que tornam qualquer operação ainda mais custosa. 

Entretanto, há outro custo ainda mais danoso para as empresas: o custo da sua ineficiência, e isso, no setor de Compras, cobra um preço muito alto que pode impactar, inclusive, na qualidade do produto ou serviço oferecido aos clientes. Entretanto, é possível reduzir ou eliminar esse custo automatizando processos de compras e tornando os processos que envolvem a cadeia de suprimentos mais eficiente. 

Ou seja, é possível controlar melhor os custos de uma operação de compras embarcando em uma jornada que digitalize o setor. 

Trabalho supérfluo

Pode soar estranho falar em trabalho supérfluo, mas ele existe e deixa claros os problemas no setor. Por exemplo, inserir dados manualmente em um sistema. Isso leva e erros, que exigem o retrabalho, a perda de horas importantes de trabalho que poderiam ser usadas para agregar valor aos negócios.  

E não apenas isso. Uma solicitação de compras cadastrada errada atrasa a entrega de insumos, que pode paralisar a produção e, com isso, atrasar a entrega de um produto para o consumidor, impactando, também, na satisfação do cliente. Ou seja, além dos custos financeiros, há o custo de correr o risco de perder o cliente para um concorrente, além de ter a reputação afetada.  

Oportunidades perdidas

A automação permite que os profissionais de Compras se dediquem a outras funções mais estratégicas, por exemplo, se envolver em negociações mais importantes e realizar compras de maneira mais inteligente, em que o preço não é o único fator decisório. Ou seja, eles conseguem gerar mais valor para os negócios, como na busca por novos e melhores fornecedores. 

Custo com fornecedores

De acordo com a Accenture, devido à Covid-19, 94% das empresas enfrentaram interrupções na sua cadeia de suprimentos. O que exige das empresas implementar um plano de contingência que otimizar sua cadeia de suprimentos e a torne mais resiliente.  Gerenciar o risco do fornecedor é fundamental para enfrentar as incertezas de momentos de crise. E isso fez com que muitas empresas buscassem novas abordagens para não sofrer com interrupções não planejadas em sua produção. 

 Por exemplo, entender que nem sempre o menor preço representa o mais barato, afinal, hoje, é muito mais vantajoso e seguro comprar de um fornecedor de uma região próxima que apostar em peças mais baratas, mas de fabricantes de outro continente, que podem atrasar a entrega da mercadoria. Isso exige que o setor de Compras tenha uma visão 360° de sua cadeia de suprimentos e consiga capturar as informações necessárias para reduzir riscos de desabastecimento e os custos envolvidos. 

Risco operacional

Qualquer negócio corre riscos. São problemas ambientais, crises econômicas, panes no sistema. E todos esses riscos precisam ser monitorados para reduzir seu impacto, então, é aí que a tecnologia entra em jogo. Uma plataforma que automatize processos de gestão de estoques, logística e fornecedores, além de capturar, classificar e analisar dados de outras fontes, permite à empresa se antecipar a possíveis problemas e impactos negativos nos negócios.  

Tornar a cadeia de suprimentos mais digital permite que os profissionais de Compras usem as melhores ferramentas para realizar os melhores negócios. Estudo da Boston Consulting mostra que a digitalização da cadeia de suprimentos aumenta as margens operacionais entre 40% e 110%, reduzindo, assim, o custo de uma operação de Compras.  

 Ou seja, investir na transformação digital do setor contribui para tornar os negócios mais eficientes. E a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada, afinal, dados são fundamentais para a digitalização do setor. Fale com a gente e saiba mais.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa