2020: o ano ideal para começar uma estratégia de e-sourcing

Você sabe o que é e-sourcing? De forma sucinta, é uma solução digital que terceiriza a execução de processos de uma Gestão de Compras. Por meio dela, um departamento unifica processos para que o comprador tome decisões baseadas em dados, sem precisar pedir cotações individualmente, por exemplo.

O e-sourcing cota diversos fornecedores em um único portal, gerando processos de fornecimento mais simplificados que, no limite, reduzem custos – ao aumentar a concorrência – e oferecem acesso a um grande número de informações sobre a cadeia de suprimentos.

e-Procurement em crescimento

O mercado de soluções de Compras deve movimentar cerca de US$ 9,9 bilhões até 2023, segundo relatórios internacionais. Entre elas, uma das mais comuns é o e-Procurement, que permite ao profissional de Gestão de Compras analisar gastos, históricos e outros dados de fornecedores por meio de métricas.

O e-Procurement cria documentos com especificações que podem ser facilmente interpretadas pelos fornecedores, avalia o mercado e as capacidades dos supridores em se adequarem a um projeto, lança editais para que eles tenham acesso previamente às especificações da demanda, solicita cotações em que se exige que dados sejam detalhados e negocia contratos.

Benefícios do e-Sourcing

Segundo a plataforma online ThomasNet, os benefícios do e-sourcing incluem:

Redução de custos

Como ele permite acesso a uma grande variedade de fornecedores disponíveis, as empresas podem escolher qual se adequa melhor à estratégia. Processos de Compras automatizados e ágeis melhoram o fluxo de aquisições e, claro, reduzem custos.

Relacionamento com fornecedores

Por meio de um portal, supridores têm acesso a solicitações de propostas, prazos, status e resultados das propostas. O sistema garante a transparência em todas essas fases e, por meio de feedbacks dos clientes, eles não apenas conhecem suas expectativas como também podem estar mais preparados para licitações futuras.

Maior abrangência

O e-sourcing permite a ampliação dos fornecedores para outras regiões geográficas, aumentando as oportunidades de negócios.

Redução de riscos

Como gera um processo de auditoria contínuo, em que toda documentação de um contrato fica arquivada em um único local, os riscos de uma aquisição tendem a ser mitigados. Ele ainda descreve todas as transações entre empresa e supridor – desde a seleção de um fornecedor até a entrega do produto.

Uma pesquisa da consultoria estadunidense Aberdeen mostra que empresas que implementaram soluções de e-sourcingreduziram, em média, 16% de seus custos anuais com Compras.

Assim, o departamento consegue se conectar facilmente com os fornecedores, revisar pedidos e selecionar fornecedores qualificados. Da mesma forma, pelo lado de quem supre, ele dá acesso a cada detalhe de um pedido, reduzindo o tempo de negociação.

A plataforma COSTDRIVERS oferece ferramentas exclusivas para ajudar sua empresa a realizar negociações de forma eficiente e rápida. Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais.

Secured By miniOrange