E-procurement: saiba por que está na hora de abraçar a digitalização na área de compras

A tecnologia está mudando a forma com que consumidores e empresas operam e se relacionam. O acesso a um número cada vez maior de dados tem o potencial de melhorar as decisões estratégicas e oferecer um maior valor ao trabalho do setor de Compras.

A digitalização deve mudar as necessidades do setor e deve afetar, primeiramente, os requisitos de habilidades, o conteúdo de treinamento e quais funcionários devem participar. Quando se fala sobre compras, é preciso pensar, também, sobre o ambiente que o setor opera e como questões sobre governança, ética e transparência e até regulamentos sobre utilização de dados influenciam no ambiente de trabalho.

A digitalização é uma das maiores tendências que afetam diretamente o setor de compras. A inteligência artificial é a tecnologia que pode ter o maior impacto no setor e que pode oferecer como maior benefício os insights necessários para a tomada de decisões baseadas em dados. Dados mais precisos, mais consistentes, significam melhores decisões e isso se transforma em um diferencial competitivo.

Fatores de sucesso

O setor de Compras digitalizado automatiza processos, consegue aumentar a eficiência e reduzir custos, além de entregar aos stakeholders insights e análises em tempo real por meio da inteligência artificial (IA) e ferramentas fáceis de usar para implementar novas e mais inteligentes maneiras de enriquecer as operações diárias.

Para a consultoria Accenture, há cinco fatores chave para o sucesso da jornada:

  • Dados
    Dados externos ou internos informam o que foi comprado, seu preço e por que ele foi comprado
  • Tecnologia
    Dar sentido aos dados e fornecer suporte inteligente avançado requer a tecnologia certa, especialmente IA, processamento de linguagem natural, analytics e bots
  • Experiência do usuário
    Uma melhor experiência do usuário, e mais intuitiva, encorajam a todos a usarem as ferramentas de compras online
  • Habilidade e talento
    A geração de valor requer uma equipe multifuncional, com cientistas de dados, especialistas em IA, profissionais de TI e design
  • Politicas e procedimentos
    Uma revisão de políticas e procedimentos é necessária, junto com um modelo operacional atualizado e que garanta que todos entendam suas novas responsabilidades

Desafios da digitalização

Ter a combinação correta de habilidades em uma equipe é vital para a digitalização, principalmente quando as pessoas podem se sentir desconfortáveis com as mudanças. Mas é preciso entender que uma nova maneira de trabalhar é necessária e se as pessoas não têm as habilidades necessárias, se não têm uma abordagem analítica ou estejam focados em tecnologia, então as mudanças não serão adotadas rapidamente.

A transformação digital é uma jornada, as tecnologias estão em constante mutação e uma solução completa hoje, pode não ser tão completa assim amanhã. Ou seja, investir na transformação digital é entender que esse investimento deve ser constante, na medida em que a tecnologia avança.

Se os profissionais da área de compras estiverem abertos às novas formas de atuar, a digitalização os ajudará a enfrentar qualquer desafio.

A COSTDRIVERS transforma dados em insights que auxiliam a tomada de decisões estratégicas. Nós identificamos, coletamos e organizamos as melhores informações para otimizar o tempo das suas negociações. Entre em contato e saiba como.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​