A importância do branding: saiba como a área de compras pode contribuir para fortalecer a marca

Durante muitos anos, o papel da área de compras foi o de comprar pelo menor preço e reduzir custos, e ainda hoje o setor ainda é visto dessa forma. A área, na verdade, nunca teve como meta apenas cortar custos, mas gerar valor e comprar o melhor insumo pelo menor preço. Apesar dessa visão ser distorcida, o preço sempre foi o real fator de corte. 

Entretanto, em muitas empresas, o setor de compras já é visto de outra forma. Ele é mais estratégico e conhecido como gerador de valor. Essa transição se dá por uma mudança na forma de lidar com os fornecedores e realizar uma aquisição, ajudando a tornar a marca mais forte. 

Para tornar a tarefa mais “simples”, algumas dicas podem ser seguidas: 

  • Marketing positivo
    Como lembrar de uma marca rapidamente? Basicamente, a escolha será aquela que faze a pessoa se sentir bem. São marcas que valorizam o cliente individualmente, oferecem valor e, assim, fazem com que esses clientes se sintam mais felizes. São marcas que entregam uma maior confiança ao cliente, que confia nela implicitamente. A reputação é algo tão importante para o marketing positivo como para atrair a atenção do comprador. 
  • Relacionamento
    Os clientes dever conseguir se comunicar e interagir com a marca facilmente. Se eles quiserem conversar, mas não encontrarem um local para isso – ou se não forem respondidos -, isso pode prejudicar o valor da marca. E não é preciso inventar a roda, basta oferecer canais para que eles possam tirar dúvidas e fazer comentários: telefone, site, mídias sociais, chats, etc. 
  • Qualidade
    Qualidade é um fator importante para fidelizar o cliente. Então, é necessário identificar setores dentro da empresa que não entregam consistentemente qualidade ao cliente. Da mesma forma, é importante verificar se os produtos atendem as exigências dos clientes, e isso também pode ser feito com o atendimento ao consumidor. 
  • Pontualidade
    Os produtos ou serviços oferecidos pela empresa precisam ser entregues dentro dos prazos prometidos. Um cliente atendido rapidamente é um cliente mais feliz. 
  • Auditoria
    Levantar os pontos fortes e fracos da marca é essencial para criar uma estratégia de melhoria contínua. 

Mas como criar uma marca nas compras?

Para ter uma marca forte é preciso suportar as interações com os stakeholders, funcionários e fornecedores. Os passos a seguir facilitam nessa transformação: 

  1. Feedback
    Obter feedbacks sobre o que pensam sobre a marca é uma forma eficaz de encontrar processos ineficientes 
  2. Definir temas
    Depois de ouvir, vários temas são propostos para criar uma declaração de problema. Essa declaração deve servir para que a empresa saiba o que precisa ser feito para melhorar processos 
  3. Foco
    Para ter sucesso, é preciso focar em áreas prioritárias. Realizar um diagnóstico sobre tecnologia, pessoal, cultura, etc, ajuda a definir o melhor caminho para as ações a serem tomadas 
  4. Call to action
    Ao analisar os feedbacks, o problema e o foco, a equipe agora tem as informações necessárias para criar um plano de ação. Esse será o slogan da empresa, que deve ser mencionado sempre. Normalmente é curto, memorável e conta com uma palavra de ação associada, algo como “Facilitar as compras”.  Idealmente, deve ser uma palavra já utilizada dentro da empresa e que seja vinculada a outras estratégias 

No final do processo, a marca de compras define o que a empresa deseja que seja conhecido e qual o valor que está sendo acrescentado à empresa. 

A plataforma COSTDRIVERS oferece suporte especializado para interligar informações entre as áreas de compras. Controladoria e vendas. Entre em contato conosco e saiba como aumentar suas vantagens competitivas em relação aos concorrentes. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​