A tecnologia pode construir compras mais resiliente. Saiba por que  

Por muitos anos, o setor de Compras colocou a eficiência no centro de sua estratégia. Uma abordagem que visa executar as tarefas do setor com o máximo da capacidade na busca incessante de reduzir custos e bater metas de produção. E esse sistema funcionou bem até o estouro da pandemia de COVID-19, que quebrou cadeias de suprimentos estabelecidas e deixou clara a necessidade das empresas em desenvolverem uma maior resiliência. 

Para a Harvard Business Review a sobrevivência das empresas em tempos de crise depende de uma mudança de pensamento do just-in-time para o just-in-case. Fugindo da estratégia de realizar pedidos no momento que a produção precisa, para uma estratégia que prevê as necessidades da operação e analisa os riscos que podem prejudicar o andamento dos negócios. 

A gestão de riscos em Compras, então, visa antecipar riscos e reduzir possíveis problemas que possam acontecer durante os processos por toda a cadeia de suprimentos. Uma estratégia eficaz contribui para reduzir custos e melhorar os processos, garantindo uma maior resiliência. 

Desafios enfrentados pelo setor de compras

A crise iniciada em 2020 serviu para que as empresas percebessem a necessidade de investir em tecnologias que garantam uma maior resiliência para o setor de Compras. Apesar disso, a tecnologia sozinha não faz milagres, mas ajuda a enfrentar os diversos desafios enfrentados durante toda a cadeia de suprimentos. 

Interrupção dos suprimentos

Um dos focos de tornar o setor de Compras mais resiliente é evitar a interrupção do abastecimento. E, independentemente da estratégia utilizada pela empresa, a tecnologia é essencial para realizar uma gestão de riscos eficaz e ter uma visão 360° de toda a cadeia de suprimentos. O desafio aqui é capturar informações de diversas fontes internas e externas. E a tecnologia consegue unificar todas essas informações e permite que os próprios fornecedores, estratégicos ou não, compartilhem suas informações de forma automática. 

Integrar novos fornecedores

Buscar novos fornecedores se tornou palavra de ordem em muitas empresas e isso exigiu uma maior agilidade para identificar e integrar novas informações no sistema já utilizado pela empresa. Entretanto, recolher informações para encontrar novos fornecedores e reduzir o tempo de análise é um grande desafio que pode ser vencido com o apoio da tecnologia. Muitas soluções identificam fornecedores que atendam aos requisitos solicitados pela empresa, ao mesmo tempo em que automatizam a captura dos dados necessários para realizar essa análise. 

Estabilidade  financeira

Uma das variáveis mais importantes para uma boa gestão de risco é a estabilidade financeira dos fornecedores, se eles têm capacidade financeira e de recursos para atender aos pedidos. Plataformas de gestão de risco facilitam o acesso às informações fornecidas pelos parceiros,  incluem dados de terceiros, rankings de risco e análises sobre a probabilidade de inadimplência por parte dos fornecedores. 

Monitorar riscos com maior eficiência

Qualquer negócio está sujeito a riscos. São problemas ambientais, ataques cibernéticos, crises sanitárias ou financeiras. E todos esses riscos precisam ser monitorados para reduzir seu impacto nos negócios. A tecnologia permite classificar e analisar esses riscos e gerar os insights necessários para as empresas estarem preparadas para mitigar problemas.   

Além disso, a tecnologia contribui para melhorar a comunicação e colaboração entre a empresa e seus fornecedores, automatizando processos para permitir o compartilhamento seguro de informações e para definir objetivos e monitorar o desempenho de cada fornecedor. 

O sucesso da gestão de risco depende também da conectividade da empresa e de quão bem os sistemas de Compras estão integrados aos demais sistemas críticos utilizados pela empresa, como ERP e CRM. Apenas com uma boa integração de dados é possível aprimorar a gestão de riscos por meio da maior visibilidade das informações por toda a cadeia de suprimentos e acompanhar o desempenho dos fornecedores. 

A COSTDRIVERS conta com uma plataforma completa para gestão de custos e fornecedores, permitindo o acesso às informações necessárias para você ter uma visão completa de sua cadeia de suprimentos. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​