Auditoria na gestão de Compras é incorporada às boas práticas de governança corporativa

Boas práticas de governança corporativa fazem bem à gestão dos negócios. Não só pelo lado financeiro, mas também no relacionamento entre os sócios, acionistas, diretores e órgãos de fiscalização das diversas esferas governamentais.

“É o que toda organização vem buscando implementar: boas práticas de governança corporativa que estabeleçam diretrizes de preservação e otimização do valor da organização”, completa o consultor Hélio Meirim, CEO da HRM Logística, com sede no Rio de Janeiro, ao sublinhar a importância da Auditoria nos processos de aquisição e o que representa a Gestão de Compras e a Gestão de Contratos & Terceirização para as empresas que aplicam estas ferramentas.

Meirim acredita que auditoria nos processos de compras ganha cada vez mais atenção do mercado, não só pelos valores envolvidos, mas também pela sua importância na continuidade dos negócios das companhias. Aquisição está diretamente relacionada ao custo final do produto e ao atendimento do cliente. “Uma aquisição realizada de forma inadequada”, adverte ele, “pode gerar prejuízos diversos”.
Para atender a essa demanda, o consultor ensina tudo relacionado à auditoria de compras. O diferencial está na abrangência de todo o processo de aquisição, que vai desde a requisição por parte do usuário (necessidade, quantidade e urgência), passando pelos processos de seleção de fornecedores, cotação, negociação, fechamento do pedido, recebimento físico (Pedido x NF x Real recebido), armazenagem, movimentação e atendimento para uso do item adquirido. “Entendemos que em cada uma das etapas deste processo (entre o pedir e o usar) existem oportunidades de melhoria que podem ser identificadas através da implementação de processos adequados de auditoria e gestão”, ensina Hélio Meirim. A área de compras e abastecimento é o primeiro elo da cadeia logística de uma empresa. Sua boa gestão, ao incorporar as boas práticas de governança corporativa, é vital para se obter uma adequada coordenação com as áreas de produção e de distribuição e alcançar melhores resultados econômicos de qualidade e de serviço.

A plataforma COSTDRIVERS é fundamental para aplicar estes conceitos na prática. “Geralmente os usuários utilizam nossas informações para a negociação dos contratados, mas cada vez mais o Controller se beneficia dos mesmos dados para reportar as áreas de governança corporativa” diz Erick Boano, diretor da plataforma.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​