Como mitigar o risco da cadeia de suprimentos 

Problemas com fornecedores, desastres naturais, violação de dados, problemas sanitários ou de segurança. Os riscos enfrentados por toda a cadeia de suprimentos são vários e se não forem tratados com rapidez e eficiência podem causar interrupções desastrosas e problemas sérios nas finanças da empresa. 

Portanto, proteger a produção, as finanças e também a reputação da empresa só é possível se uma estratégia de gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos for implementada. Dessa forma, é possível analisar cada etapa do fluxo de produção para entender os riscos envolvidos e analisar quais medidas são necessárias para evitar interrupções ou falhas durante a cadeia. 

Estratégias para reduzir os riscos

Algumas estratégias contribuem para reduzir os riscos em uma cadeia de suprimentos e ajudam as empresas a identificar lacunas e buscar uma abordagem que garanta a continuidade dos negócios, a qualidade dos produtos e evite problemas financeiros. 

Diversificar a base de fornecedores

A máxima “não coloque todos os ovos na mesma cesta” é completamente válida em uma estratégia de gestão de riscos. Contar com um único fornecedor ou fornecedores de uma única região pode parecer uma boa ideia em um primeiro momento, mas o resultado pode ser desastroso no caso da incapacidade desse fornecedor em atender as necessidades da empresa. Ao diversificar essa base, é possível distribuir os riscos e, claro, reduzir o impacto que um problema de um fornecedor pode causar na produção.  Além disso, essa diversificação também permite buscar por produtos e serviços com maior qualidade e melhor preço. 

Contar com fornecedores reserva

Como complemento à diversificação da base de fornecedores, é importante contar com fornecedores reserva, que possam fornecer rapidamente os recursos necessários para manter a produção no caso de problemas com o fornecedor principal ou quando ele não têm capacidade para atender um pedido em sua totalidade.  

Criar uma estratégia para gestão de riscos

Pensar no pior, quando se trata de reduzir riscos, não é ser pessimista, mas ser prevenido. Uma estratégia de gestão de risco deve identificar a avaliar os riscos por toda a cadeia de suprimentos e permitir que a empresa esteja preparada para qualquer crise. Essa estratégia precisa descrever as medidas que devem ser tomadas, tornar os processos mais flexíveis e preparar respostas para possíveis eventos que impactem a produção. 

Priorizar riscos em potencial

Alguns riscos devem ser priorizados pela possibilidade de acontecerem. Feito isso, cada um precisa ser analisado em relação ao seu impacto nos negócios e para que as ações necessárias para evitar o problema sejam mapeadas. Para isso é necessário analisar cada fornecedor, os possíveis cenários de interrupção na produção e as áreas que apresentam maiores riscos. Dessa forma também é possível conhecer melhor o fornecedor, se já tiveram problemas no passado e como agiram para resolver, se têm experiência e capacidade para isso.

Obter maior visibilidade da cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos envolve diversas etapas e cada uma delas traz seus riscos e desafios. Um problema em qualquer uma dessas etapas, por mais simples que ela seja, pode trazer problemas sérios para a produção, então quanto mais cedo esse problema for detectado, mas fácil para ser corrigido. Portanto, quanto maior a visibilidade, maior será o poder de ação para mitigar possíveis riscos.  

Compartilhar a gestão de risco

Incluir parceiros e fornecedores no processo de gestão de riscos contribui para entender melhor os riscos que cada um deles pode oferecer e também para criar soluções para minimizar e agir rapidamente quando um problema acontece.  É essencial que as informações sejam compartilhadas com transparência para que todos possam trabalhar em conjunto para resolver problemas e reduzir os riscos. 

Revisar os riscos regularmente

Uma estratégia de gestão de riscos só é eficiente se estiver atualizada. Novos fornecedores podem surgir, processos podem ser alterados. Então é essencial revisa-la periodicamente para garantir que ela realmente esteja preparada para enfrentar e evitar problemas futuros. 

A plataforma COSTDRIVERS oferece milhares de indicadores relacionados a macroeconomia, commodities e outras informações para que sua empresa tenha uma visão 360° de toda a cadeia de suprimentos e possa reduzir os riscos envolvidos com a produção. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​