Compras brasileiras de fertilizantes chineses: perspectivas e estratégias para 2023

2023 se iniciou com a flexibilização das medidas sanitárias contra o Covid 19 na China, sob justificativa que a doença no país estaria mais sob controle. Do ponto de vista dos produtos que esse país oferece para o Brasil, que é o caso dos fertilizantes, o contexto que se forma é totalmente favorável para os preços desses insumos nos próximos meses deste ano, mas deve se ter em mente que a normalização esperada de maior oferta de insumos em relação a 2022, leva um certo tempo. Esse tempo pode variar e vai depender de quais setores o governo chinês vai priorizar nesse processo de retomada econômica pós flexibilização de medidas sanitárias contra a doença. Isso porque a estratégia econômica do país é baseada em planejamento econômico e isso significa que o Governo traça metas de crescimento para os setores, dando prioridade para aqueles mais estratégicos do ponto de vista de geração de renda.

 

No que se refere à estratégia de compras, é importante destacar que a China é o nosso segundo maior fornecedor de fertilizantes, tendo como base o ano de 2022 e todos os tipos de fertilizantes. Na mesma base de comparação, a Rússia lidera nosso fornecimento com 21,8% de market-share e a China vem logo em seguida, com 16,4%. Tendo isso em vista, uma estratégia importante é acompanhar de perto as políticas econômicas adotadas por esse país, bem como sua posição geopolítica e ainda a situação do Covid e possibilidade de adoção de outros lockdowns. Acompanhando todos esses pontos, é possível se antever a problemas de restrição de oferta, problemas logísticos e barganha de preços mais altos. No entanto, reforçamos que uma estratégia comum a compra de fertilizantes, independentemente do país que forneça, é ver a possibilidade de negociar contratos a preços fixados em épocas que não sejam de início de plantio. O segundo semestre, por exemplo, tem bem mais frequência de início de plantio que o primeiro. De repente, conseguir negociar contratos a preços vigentes no 1° semestre pode ser mais vantajoso.

 

O Sulfato de Amônio é o tipo de fertilizantes que o Brasil mais compra da China, veja abaixo como esse preço evoluiu em 2022, ano que a China contraiu a oferta de diversos produtos, inclusive o sulfato, devido à adoção de lockdowns: ID 6609 (extrair gráfico da plataforma pegando como base dez/20 a dez/22) (escolher preço FOB em USD/Kg)

Secured By miniOrange