Conheça 3 conceitos para garantir o melhor gerenciamento dos fornecedores

Não importa a área de atuação, um bom gerenciamento de fornecedores é essencial para os negócios. Apesar da importância, rastrear seus fornecedores e pedidos de materiais pode ser um desafio. As empresas precisam entender sua cadeia de suprimentos para ter maior visibilidade de seus fornecedores e para reduzir riscos.

A cadeia de suprimentos passa por uma grande transformação devido ao crescimento da expansão geográfica e também do aumento de normas regulatórias. A expansão geográfica ajuda a reduzir custos, mas também expõe as empresas a riscos causados por problemas causados por falhas na qualidade; enquanto as medidas regulatórias exigem que as empresas sejam mais transparentes e que tenham um conhecimento completo de suas cadeias de suprimentos. Dessa forma, obter um entendimento claro e abrangente da cadeia de suprimentos aprimora o planejamento estratégico.

Transformação digital

Para ter acesso a mais informações, as empresas procuram investir em tecnologias que automatizem processos ofereçam um fluxo constante de dados entre fornecedores, compradores, clientes, prestadores de serviços logística etc. Esses dados são analisados e trabalhados para melhorar os processos de gerenciamento e a comunicação entre empresa, fornecedores e clientes.

Com essas informações, é possível trabalhar com alguns conceitos para obter e demonstrar a maior visibilidade da cadeia de suprimentos em várias camadas:

  1. Rastreabilidade
    Esse é um processo que rastreia a jornada de produtos e seus insumos desde o início da cadeia de suprimentos até o final. Essa rastreabilidade, para alguns setores, é de ordem crítica – alimentos e produtos farmacêuticos, por exemplo – e oferece oportunidades para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, atender a regulamentações e otimizar o relacionamento com os fornecedores, além de mostrar ao consumidor a procedência e a jornada completa dos produtos. A rastreabilidade também oferece uma oportunidade para as empresas de incorporar políticas de sustentabilidade e verificar reivindicações sociais e ambientais.
  2. Mapeamento
    Mapeamento é o processo de criar uma imagem (mapa) completa de todas as empresas dentro da cadeia de suprimentos em todos os níveis. O mapeamento mostra o fluxo de mercadorias entre essas empresas e permite a visibilidade de todos os participantes em cada nível da cadeia de suprimentos. Também é uma ferramenta que ajuda a gerenciar riscos e priorizar fornecedores que estejam de acordo com as estratégias de negócios e sustentabilidade da empresa.
  3. Transparência
    Trata do relacionamento entre empresas e fornecedores e do compartilhamento de informações entre os stakeholders. É definida por quais dados serão divulgados, para quem e quando. Aumentar a transparência é uma forma de demonstrar ao mercado os esforços de sustentabilidade ou o relacionamento com os fornecedores. Muitas empresas optam por publicar relatórios periódicos para compartilhar os progressos de políticas e até mesmo quando seu desempenho diminui.

A combinação entre rastreabilidade, mapeamento e transparência na cadeia de suprimentos permite às empresas entenderem melhor seu negócio, os riscos e as oportunidades que podem ser encontradas, desde as matérias-primas até os clientes finais.  Dados são importantes para o melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos. A COSTDRIVERS oferece as informações necessárias para todas as necessidades do seu negócio. Entre em contato e conheça nossa plataforma.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange