Conheça 3 estratégias eficientes para compra de commodities

Em meio a diversas disputas comerciais, implementar uma estratégia bem-sucedida de negociação de commodities é essencial para as empresas do setor. Essa estratégia é projetada para, simplesmente, que as empresas ganhem dinheiro no mercado de commodities. 

O mercado de commodities passa por mudanças sensíveis, principalmente pela guerra entre Estados Unidos e China. Assim, é importante para os profissionais entenderem essas mudanças e principalmente como elas impactam nos preços das mercadorias, que enfrentam uma maior volatilidade. 

Como funciona esse mercado?

O mercado de commodities pode compreender negociações físicas de derivativos usando contratos futuros, opções e contratos a termo. O mercado futuro é um dos modelos mais utilizado e foi criado para atender às necessidades dos traders e oferecem a possibilidade de organizar a compra e venda de mercadorias por um preço específico em uma data futura. 

As 10 principais commodities são: 

  • Óleo cru 
  • Gás natural 
  • Óleo de Brent 
  •  Prata 
  •  Açúcar 
  •  Ouro 
  •  Milho 
  •  Café 
  •  Trigo 
  •  Algodão 

Para entender melhor: um produtor de algodão, por exemplo, quer se proteger de possíveis altas nos preços futuros e de potenciais perdas na época da colheita. Esse agricultor pode negociar a venda de sua produção no mercado futuro dessa commoditiy para se proteger contra esses riscos garantindo o preço de venda.  

Como as condições climáticas podem ter um grande impacto na produção e pode afetar gravemente o preço da commodity ao vender no mercado futuro, o agricultor se protege da variação de preços e o comprador também evita pagar preços abusivos. 

Estratégias de sucesso

É preciso entender que o mercado de commodities possui um conjunto de características únicas, um comportamento próprio que faz com que algumas estratégias sejam mais adequadas para um determinado tipo de produto que para outros.  

  1. Nicho de mercado
    Traders experientes e respeitáveis se especializaram no comércio de uma única commodity, como ouro, trigo ou óleo. Como cada um desses mercados é único, é preciso encontra um nicho e dominar esse mercado para ser bem-sucedido. É essencial se familiarizar e conhecer os meandros da commodity escolhida.  
     
  2. Acompanhar tendências
    Acompanhar tendências funciona muito bem no mercado de commodities e as chances de sucesso são grandes. Como os preços das commodities são impactados pela oferta e procura, essa interação pode indicar uma tendência de alta ou de baixa.  Embora as commodities apresentem uma tendência de preços duradoura, elas podem ser extremamente voláteis e sujeitas a diversos riscos, então esse acompanhamento pode reduzir o impacto dos riscos
     
  3. Negociação intradiária de commodities
    A negociação futura de commodities de daytrade oferecem uma ótima oportunidade devido à sua alta volatilidade intradia. Mesmo uma pequena variação de preço pode gerar lucros ou perdas significativos.  O melhor indicador para negociação de commodities é o Commodity Channel Index (CCI), que foi projetado para encontrar tendências cíclicas no mercado e para ser usado como um filtro de baixa ou alta.  Uma estratégia de negociação simples é comprar quando o indicador CCI ultrapassar a leitura de +100, por exemplo. 

Essas estratégias podem ajudar a negociar commodities com mais segurança, mas para se tornar especialista nesse mercado é preciso muito mais do que uma simples estratégia é preciso disciplina e muito trabalho.  

A COSTDRIVERS pode te ajudar com informações atualizadas sobre commodities.  Obtenha dados precisos para fazer projeções de forecasts & planning para sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​