Conheça 5 benefícios do BI para a área de compras

A quantidade de dados que as empresas capturam está, a cada dia, maior. Com isso, existe a necessidade de encontrar uma solução que gerencie esses dados de maneira eficiente e, assim, as empresas conseguem traduzir esse conteúdo em informações que permitam planejar futuras estratégias e melhorem as decisões de negócios.

O mercado de tecnologia também acompanha o crescimento dessa massa de dados e já disponibiliza diversas ferramentas de análise e machine learning para o setor de compras. Essas tecnologias aliadas a uma solução de BI podem se tornar a base para todas as necessidades organizacionais de dados, pois ajuda a traduzir a enorme base de informações em previsões significativas, em tempo real e baseadas em fatos para agilizar e melhorar os processos de tomada de decisões.

Conflitos entre empresas e fornecedores sempre acontecem. E é nesse momento que a equipe de compras precisa determinar o quão bem cada fornecedor atende às necessidades da empresa. Entre os requisitos analisados estão informações necessárias para atender também, as preocupações dos negócios e não apenas os bens e serviços adquiridos.

Alguns benefícios:

  1. Informações mais relevantes

    Boas decisões precisam contar com informações relevantes e precisas sobre as operações comerciais da empresa. À medida que as ferramentas de BI evoluem, elas fornecem decisões cada vez mais proativas e estratégicas, de forma facilmente compreensível.

  2. Informações importantes

    Poder visualizar as informações oferece uma melhor clareza quando comparado a algo que requer pensamento cognitivo. Relatórios operacionais podem ser complexos e dificultar a capacidade de avaliar as principais métricas. O BI facilita a visualização de informações importantes via tabelas, gráficos, vídeos, etc.

  3. Mineração de dados

    As ferramentas analíticas voltadas para o business intelligence também são adequadas para mineração de dados, que pode ser caracterizado em cinco etapas: coleta, armazenamento, organização, análise e apresentação. Algumas plataformas de BI executam todas essas etapas e permitem analisar uma enorme quantidade de dados estruturados e não estruturados.

  4. Identificação de critérios

    Normalmente, o setor de compras monitora preços, qualidade e pontualidade de entrega para avaliar os fornecedores. Entretanto, essas métricas muitas vezes são baseadas em dados subjetivos, pois não estavam disponíveis ou atualizadas. Com o BI, é possível ter métricas verificáveis e em tempo real, permitindo que  o setor crie seus próprios critérios para avaliar os fornecedores.

  5. Gerenciamento de recursos

    Profissionais de compras precisam ser especialistas, bem versados nas regras do setor e negociadores qualificados. Com o uso de soluções de BI, esses profissionais podem se concentrar em projetos mais complexos. O uso de uma taxonomia automatizada faz com que os fornecedores sejam avaliados por intermédio de diferentes métricas e scorecards. Isso ajuda a automatizar os processos de compras.

Em uma era cada vez mais digitalizada, os dados são mais acessíveis para a equipe de compras. Há diversas oportunidades de implementar análises avançadas para entender a dinâmica do mercado, tendências de compras, comportamento dos stakeholders e o desempenho da equipe.  Com a plataforma COSTDRIVERS sua equipe tem acesso a informações para todas as necessidades da empresa. Negocie melhor com a COSTDRIVERS.

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange