Conheça 5 tendências que estão mudando a gestão da cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos ineficiente impacta negativamente em todos os setores de uma empesa. À medida que as empresas usam sua cadeia para competir e ganhar participação de mercado, a importância de uma boa gestão cresce a cada dia.  

Novas tecnologias e mudanças em processos mostram que a excelência da cadeia de suprimentos é um elemento estratégico para os negócios e que agrega ainda mais valor para os clientes.  

Existe uma mudança em andamento na forma com que as empresas lidam com sua cadeia de suprimentos. Para entender seu grau de maturidade algumas questões precisam ser respondidas: 

  • A cadeia de suprimentos é vista como estratégica? Se não, a empresa cogita em terceirizar essa gestão? 
  • Os pontos fortes e fracos são conhecidos e compreendidos pela empresa? Como é o gerenciamento do impacto, lucratividade e atendimento ao cliente? 

Respondidas as questões, é preciso estar atento a algumas tendências que causam impacto significativo no desempenho da cadeia de suprimentos: 

  1. Planejamento da demanda

    À medida que a cadeia de suprimentos cresce, muitas empresas deixam de concentrar esforços no planejamento da produção e passam a adotar um foco direcionado pela demanda, gerenciando essa demanda com mais eficiência. A abordagem orientada pela demanda pode ajudar a empresa a criar uma mentalidade focada no cliente, sem sacrificar a eficiência, além de melhorar os esforços de planejamento e gestão.

  2. Globalização

    Os negócios estão se tornando cada vez mais globais e nenhuma área é mais afetada por essa globalização como a cadeia de suprimentos. Setores de manufatura, fornecimento de materiais, logística, entre outros são impactados pelo aumento da integração global entre empresas e fornecedores e muitas empresas, ainda, não contam com processos e tecnologia flexíveis o suficiente para lidar com essa tendência.
     

  3. Aumento da concorrência

    comoditização dos produtos obriga as empresas a criarem novas formas para de destacarem perante a concorrência. Se preço, características do produto e reconhecimento de marca, há alguns anos, bastavam para que uma empresa se diferenciar das outras, agora apenas a inovação e o valor da marca não são mais suficientes para garantir as vendas. Para continuar competindo, a empresa precisa cortar custos com o redesenho e a tecnologia utilizada na cadeia de suprimentos e para criar uma cadeia de valor mais eficiente.
     

  4. Terceirização

    Ao perceberem que estão se afastando de suas principais competências, muitas empresas optam por terceirizar partes ou toda a sua cadeia de suprimentos. Com as melhorias relacionadas à tecnologia, redução de custos, qualidade, distribuição e design de produtos, as empresas podem obter sinergias adicionais ao terceirizar sua cadeia de suprimentos. Mas é preciso cuidado ao escolher os parceiros, pois erros causados por fornecedores podem afetar toda a cadeia de suprimentos.
     

  5. Ciclos de vida mais curtos e complexos

    A pressão por desenvolver produtos inovadores e lançá-los rapidamente no mercado e ainda evitar que esses novos produtos não canibalizem os já existentes é um dos desafios enfrentados pelas empresas atualmente. Para atender às necessidades dos clientes, as empresas precisam de processos ainda mais eficientes para gerenciar o ciclo de vida do produto. Isso inclui enfatizar o gerenciamento de introdução de novos produtos e a descontinuação de antigos. 

À medida que os fatores de negócios evoluem, os processos, o investimento em tecnologia e a abordagem geral do gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa se adaptar aos novos ares. A COSTDRIVERS fornece ferramentas exclusivas e informações sobre preços e custos em vários segmentos para tornar o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos mais eficiente. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções e serviços. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​