Conheça cinco passos para melhorar a gestão de fornecedores

Uma empresa de médio ou grande porte pode chegar a ter milhares de fornecedores e, qualquer um deles, pode apresentar algum grau de risco para o negócio. E, não apenas pelos riscos, fazer uma boa gestão de fornecedores é uma tarefa complexa, demorada e que, em caso de algum equívoco, causa prejuízos. 

Existe uma ligação muito forte entre uma empresa e seus fornecedores e o que eles fazem e produzem afeta diretamente o negócio, seja positivamente ou negativamente. E apenas monitorando-os de perto é possível gerenciar de maneira eficaz a cadeia de suprimentos. Por isso é importante responder a algumas questões: 

  • A empresa está pronta para responder a um evento na cadeia de suprimentos rapidamente? 
  • Como gerenciar informações chave dos fornecedores com eficiência? 
  • Como tonar o processo de integração entre empresa e fornecedor mais eficiente? 
  • Como garantir um nível alto de conformidade do fornecedor? 
  • Como a tecnologia pode ajudar a gerenciar fornecedores? 
  • Como ter acesso rápido às informações dos fornecedores e seus compromissos? 

Se alguma dessas questões não puder ser respondida, alguma coisa está errada com a gestão dos fornecedores da empresa. 

Gestão de fornecedores

De acordo com a Ardent Partners, empresas de todas as classes de maturidade tecnológica demoraram em instituir, padronizar e automatizar um processo de gerenciamento de fornecedores. Apenas 22% das empresas pesquisadas adotaram ferramentas automatizadas. Apesar disso, 54% dos entrevistados planejam adotar essas ferramentas no futuro. 

Para facilitar, há algumas formas de facilitar o gerenciamento dos fornecedores: 

  1. Comunicação
    Um dos desafios do gerenciamento de fornecedores está na comunicação. É fundamental trabalhar com uma solução que automatize o direcionamento das comunicações para segmentos específicos da cadeia de suprimentos, sem que seja necessário criar e-mails individuais. 
  2. Centralizar as informações
    Manter o acesso às informações de forma centralizada e facilitada é essencial para a cadeia de suprimentos. No caso de um incidente em alguma etapa na cadeia, é necessário responder rapidamente sobre o que aconteceu e para isso é necessário ter dados confiáveis e em local de fácil acesso. É importante trabalhar com uma plataforma única, que centralize as informações e seu acesso e que seja fácil o suficiente para que todos os stakeholders a usem. 
  3. Gerenciamento de informações
    Um dos desafios de uma boa gestão de fornecedores é manter os dados atualizados e confiáveis. Com uma plataforma que permita que o próprio fornecedor atualize suas informações esse desafio é mais facilmente vencido. 
  4. Relacionamento
    É provável que um fornecedor esteja mais propenso a participar de um programa de gerenciamento de fornecedores se souber que isso está integrado aos esforços de fornecimento e gerenciamento de contratos presentes e futuros. Por intermédio de uma plataforma integrada, é possível informar aos fornecedores o que é esperado deles com antecedência e manter um relacionamento transparente e saudável. 
  5. Manter informações confiáveis
    Erros e retrabalhos são causados, muitas vezes, por informações incompletas ou erradas. Um fluxo de trabalho automatizado permite ao setor de compras ter acesso a informações confiáveis e atualizadas e que garantam acesso fácil aos dados de contratos e negociações. 

Essas dicas ajudam a empresa a melhorar a eficiência do setor de compras e dos esforços para gerenciar fornecedores. Para obter mais informações sobre a importância dos dados para o gerenciamento de fornecedores, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas. A COSTDRIVERS conta com informações para todas as necessidades da sua empresa. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​