Data Strategy: conheça os desafios de aproveitar esse recurso na área de compras

O profissional de supply chain era, até um tempo atrás, responsável por terceirizar bens e serviços, gerenciar e reduzir custos e manter a conformidade. Hoje, ele precisa ter capacidade de contribuir para o crescimento da empresa, se tornando um consultor para os negócios. 

A globalização, transformação digital e as mudanças nas expectativas dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa são responsáveis por essa mudança. Para atender a essa nova realidade, as empresas, e o setor de compras, particularmente, precisam de uma estratégia de dados consistente e que possam ser acessados a qualquer momento, quando são necessários para análises, projeções e decisões. 

Muitas vezes, isso é um grande desafio, já que essas informações podem estar distribuídas por diversos sistemas isolados, que não conversam entre si, dificultando o acesso e impossibilitando que uma análise mais abrangente, que considere todas as informações disponíveis, possa ser realizada. O resultado são custos mais altos, margens mais baixas, menor satisfação do cliente e oportunidades de negócios perdidas. 

Gerenciamento de dados

Um requisito essencial para o sucesso dos negócios é gerenciar de forma eficaz as informações. Dessa forma, as empresas podem analisar, compreender e melhorar o relacionamento entre clientes, parceiros e fornecedores. Trabalhar com dados consistentes ajuda na redução de custos, que pode ser alcançada no momento em que a capacidade de negociar preços e prazos de pagamento é otimizada graças ao acesso facilitado a informações confiáveis sobre a cadeia de suprimentos. 

Os fornecedores são uma grande fonte de informação e inovação, e o gerenciamento eficaz desse relacionamento tem grande importância e valor estratégico. Esses dados precisam ser precisos, consistentes e não fragmentados. Para isso, uma boa estratégia de dados precisa ser implementada para analisar corretamente as informações sobre os fornecedores e o relacionamento entre eles e o setor de compras de uma empresa. O uso de um aplicativo, que seja alimentado por esses dados, impacta diretamente nos desafios – amenizando-os – enfrentados pela cadeia de suprimentos. 

Cadeia de suprimentos estratégica

Da mesma forma, os clientes e suas experiências exigem que o gerenciamento da cadeia de suprimentos seja mais estratégico. É preciso oferecer o produto certo para a pessoa certa, no momento e local desejado. Essa é a chave para melhorara satisfação e, principalmente, a fidelidade do cliente.  

Ter a capacidade de atender com rapidez e flexibilidade as demandas dos clientes é um fator importante para aumentar a competitividade. E isso depende diretamente do setor de compras e da forma com que os dados dos fornecedores são analisados. 

Ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde que um pedido é aceito, até o consumidor final, bens são transportados, armazenados e distribuídos para vários locais diferentes. Se alguma informação, no meio esse fluxo, seja do cliente ou dos fornecedores, estiver imprecisa, haverá uma falha na cadeia de suprimentos que implicará na insatisfação do cliente em uma ponta e no prejuízo financeiro ou de imagem da empresa na outra ponta.  

Por esse motivo “simples”, o gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa ser baseado em dados precisos. E isso só é possível com dados limpos, consistentes e conectados. A COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa. Nossa especialidade é transformar dados em insights que ajudam na tomada de decisões estratégicas e na criação de um fluxo de informações entre toda a cadeia de suprimentos. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​