De gestor de custos a gerador de oportunidades: saiba como evoluir o papel da área de compras

Todos os setores de uma empresa são estratégicos para a boa saúde do negócio e para se ter vantagens contra concorrentes. Para competir de forma eficaz, a área de compras também tem a oportunidade de oferecer mais valor às empresas e deixar, finalmente, de ser vista por seu papel de gerenciamento de custos.

Com cadeias de suprimentos cada vez mais extensas e a dependência das capacidades dos fornecedores em atuar nesses ecossistemas maiores, a área de Compras tem a oportunidade de atuar como um canal – e um facilitador – entre os clientes internos e os fornecedores, e fazer isso de forma estratégica e comercialmente vantajosa.

Entretanto, na maioria das empresas, o setor ainda não se desenvolveu de forma a assumir esse papel de maior importância. A necessidade de se tornar digital, exatamente para poder se competitivo, traz a oportunidade para o setor de Compras se transformar. Ou seja, o momento é agora.

Setor em evolução

O setor de Compras evoluiu substancialmente nos últimos 20 anos.  A evolução do setor, que passou de ser apenas responsável por adquirir bens e serviços para se tornar um parceiro ativo de negócios, agora dá espaço a mais uma evolução: passa de um foco de gestão de custos para possibilitar estratégias em inovação, agilidade e fornecimento.

Inovações disruptivas estão ditando essa transformação e fazendo com que o setor de Compras se adapte e enfrente diversos desafios:

  • Em um ambiente de negócios global, o setor de compras deve se adaptar às novas regras e comportamentos que podem afetar a disponibilidade de recursos qualificados.
  • A forma com que patrões e empregados se relacionam também está mudando com a entrada no mercado dos millenials e geração Z.
  • Cadeias de suprimentos enxutas levam a dependência de fornecedores, que muitas vezes podem não entender as necessidades da empresa. Além disso, há uma crescente vontade do consumidor por produtos mais sustentáveis.
  • A convergência entre modelos de negócios e o crescimento de concorrentes resultam em ciclos de vida de produto mais curtos. Isso exige que as empresas saibam gerar seu próprio crescimento e inovação, colaborando de forma efetiva com seus fornecedores.
  • Novas tecnologias, como inteligência artificial, automação de processos robóticos, blockchain, internet das coisas, bots, analitycs, estão sendo implementadas e mudando a mentalidade para um setor de compras totalmente digital.

O setor está pronto para esses desafios?

O setor de compras, agora, tem as ferramentas necessárias para mostrar todo o seu potencial e participar ativamente da estratégia de negócios da empresa, mas ele está pronto para isso? Para isso é preciso:

  • Métricas focadas na redução de custos são importantes, mas devem ser equilibradas com outros objetivos, como inovação, agilidade, certeza de fornecimento
  • Mesmo quando as soluções migram para a nuvem, muitas vezes é necessário trabalhar com aplicativos complementares, que devem se comunicar com a plataforma de compras, exigindo uma integração maior entre sistemas
  • Encontrar, contratar, desenvolver e reter talentos é, e sempre será, um desafio. E também é preciso encontrar funcionários com habilidades específicas para lidar com as mudanças e trabalhar com os clientes internos e fornecedores
  • Reposicionar o papel do setor de Compras na mente dos stakeholders permite que a área se concentre em automatizar processos e passe a se dedicar a atividades estratégicas
  • Utilizar os dados disponíveis não apenas para entender os gastos, mas também para extrair insights sobre padrões de demanda, entregas, estoques, etc.

Dentro desse contexto, ainda há espaço para o setor de Compras evoluir e se tornar ainda mais vinculado à estratégia de negócios da empresa, garantindo que a cadeia de suprimentos esteja alinhada a esses objetivos, que sejam escolhidos os fornecedores corretos, sob acordos comerciais corretos e fornecendo os bens e serviços necessários para que a empresa também evolua.

A COSTDRIVERS oferece informações para todas as necessidades da sua empresa. Faça um benchmarking competitivo e consiga vantagens na hora de negociar. Converse conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​