Descubra como uma gigante da área de Farma evitou a disrupção na cadeia de SC

Para muitas empresas do setor farmacêutico, a área de Compras precisa passar por uma atualização urgente para reduzir custos e buscar os melhores fornecedores. Essas melhorias só podem ser alcançadas se houver maior visibilidade de gastos e uma gestão mais eficiente dos fornecedores, de forma a encontrar novas oportunidades para os negócios e otimizar processos. 

Esse foi o caso de uma gigante do setor que buscou por um novo fornecedor para substituir um de seus parceiros mais antigos, uma empresa de publicidade que trabalhou com a empresa por 25 anos, mantida, principalmente pelo baixo custo de seus serviços. Por outro lado, a mudança também visou atender às transformações relacionadas a novas tecnologias e mídias sociais durante esses anos. 

Isso exigiu uma transformação na forma de buscar um novo fornecedor, sob o risco de interrupção nos serviços publicitários, que poderia causa grandes prejuízos, visto que o serviço era vital para os negócios. A transformação envolveu a criação de uma equipe colaborativa multifuncional, com a adesão dos stakeholders, para garantir tranquilidade com a entrada de um novo fornecedor chave.  

Força colaborativa

Essa equipe envolveu representantes de vários departamentos, com executivos de marketing, jurídico, finanças e compras, que colaboraram junto com diversas agências publicitárias e stakeholders para encontrarem o modelo que melhor se adaptasse às necessidades da empresa. Ao todo, seis agências participaram das negociações, que, nessa primeira fase, duraram nove meses. 

Após essa primeira fase, quatro agências foram escolhidas e colocadas frente a frente, como uma guerra, em que puderam demonstrar suas estratégias para todas as áreas-chaves da empresa. 

Esse tempo de preparação, aliado ao ambiente competitivo criado para que as agências apresentassem seus projetos, serviram para facilitar o processo de decisão de forma a escolher com segurança a nova agência de publicidade. 

Ao reunir os stakeholders, clientes internos e os fornecedores para discutirem as necessidades da empresa, a farmacêutica conseguiu reduzir riscos e evitar possíveis problemas com a interrupção dos serviços e até mesmo a resistências da força de trabalho por mudanças em processos. 

É hora de romper paradigmas

O setor de compras é fundamental para que as empresas enfrentem incertezas que possam interromper o bom andamento dos negócios. A continuidade da cadeia de suprimentos e a gestão de riscos são fatores cada vez mais importantes para os negócios e estão totalmente conectados aos desafios que o setor farmacêutico deve enfrentar nos próximos anos, como a maior pressão para reduzir custos, regulações mais rígidas e o lançamento de novos produtos. 

 Muitas empresas do setor relutam em mudar seus processos de aquisição, o que torna mais difícil buscar fornecedores em categorias mais específicas, como no caso de uma nova agência de publicidade, que exigiu uma nova abordagem para a escolha do melhor fornecedor. Um processo no qual, apesar de não estar relacionado à produção, uma escolha errada poderia causar problemas sérios para o crescimento da empresa. 

 Novos tempos exigem maior resiliência e flexibilidade do setor de Compras de forma a garantir que uma abordagem inovadora possa ser implementada na hora de buscar um fornecedor. 

 A COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada. Temos a plataforma completa para gestão de custos e fornecedores para que você tenha certeza que suas negociações estão alinhadas ao mercado. Entre em contato e conheça. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​