Uma cadeia de suprimentos engloba um enorme ecossistema de processos, pessoas, recursos, tecnologias e dados para que as empresas levem seus produtos até os clientes de maneira competitiva.
Além disso, todas as empresas envolvidas precisam considerar normas de conformidade e pensar em estratégias para se tornarem mais resilientes e sustentáveis. E esse é o principal motivo da adoção da digitalização no setor.
Essa “nova” cadeia de suprimentos se baseia no uso de dados para otimizar processos, aumentar a visibilidade de seus processos, reduzir riscos e tornar os processos mais transparentes, além de garantir uma maior flexibilidade e menor custo de propriedade.
De acordo com o relatório The Future of Growth and the Manugacturing Industry, da Grant Thornton, empresas que não investirem em uma cadeia de suprimentos digital podem esperar perdas de até 44% causadas por ineficiências por toda a cadeia.
Cadeia de suprimentos digital
A indústria 4.0 trouxe uma nova abordagem para os processos que levam os produtos até os clientes e isso implica em identificar a demanda desses clientes e compartilhar essas informações com os fornecedores. Se esse fluxo não for realizado corretamente, a possibilidade de problemas na previsão é crescente, o que pode levar a escassez ou até mesmo excesso de oferta.
Apesar de não ser possível evitar totalmente os riscos e eliminar ineficiências na cadeia de suprimentos, os benefícios de adotar a digitalização são muitos:
- A automação de processos e o uso de robôs aumentam a eficiência e produtividade;
- Ferramentas digitais permitem maior visibilidade e transparência nos processos;
- A melhor granularidade permite que produtos sejam personalizados para atender demandas especificas dos clientes;
- O uso de dados melhora a precisão das previsões, identifica riscos e torna a tomada de decisões mais inteligente;
- Modelos de previsão também são aprimorados e se tornam mais flexíveis.
Já os desafios dizem respeito à captura e gerenciamento de dados. A cadeia de suprimentos digital utiliza diversas tecnologias orientadas a dados, como Big Data, aprendizado de máquina, inteligência artificial (IA), IoT e análise preditiva, mas, para que essas tecnologias sejam eficientes, as informações precisam ser confiáveis.
A McKinsey descobriu que a digitalização da cadeia de suprimentos oferece o maior potencial para aumento de receitas do que qualquer outro setor e isso vem de encontro ao que os clientes desejam: serviços digitais.
Por exemplo, sem a digitalização, as empresas dificilmente conseguiriam realizar entregas rapidamente. Pesquisa realizada pela Bornlogic e Opinion Box mostrou que 78% dos consumidores brasileiros já desistiram de compra devido ao prazo de entrega muito extenso.
Ao adotar a digitalização, as empresas conseguem tornar seus processos mais ágeis e precisos, alcançando maior visibilidade de toda a cadeia, o que permite reduzir custos operacionais em 30% e custos de estoque em 75%, de acordo com a McKinsey.
Como digitalizar a cadeia de suprimentos
A digitalização é crítica para empresas que desejam criar um ecossistema conectado, inteligente e eficiente. O Gartner prevê que, até 2023, 50% das empresas devem usar IA, análise avançada e IoT em suas operações, com 30% delas implementando robôs em seus armazéns.
Algumas práticas auxiliam empresas que buscam tornar suas operações mais digitais:
Analise a cadeia de suprimentos atual
Essa análise precisa levantar os pontos fortes e fracos, possíveis oportunidades e riscos que a cadeia de suprimentos está sujeita. Dessa forma, é possível estabelecer metas e aumentar as chances de sucesso.
Defina uma estratégia digital
Empresa e fornecedores precisam definir os objetivos da cadeia de suprimentos digital, entender seus benefícios e garantir que a estratégia atenda às necessidades de todos.
Analise os fornecedores
Conhecer a maturidade digital de cada fornecedor é essencial para a adoção de uma cadeia de suprimentos digital. Se os fornecedores não estiverem prontos para abraçar a estratégia, ela pode não render os frutos desejados.
Invista em recursos digitais
Com metas e expectativas claras e conhecendo os riscos e benefícios da digitalização, a empresa precisa investir em recursos digitais para o sucesso da estratégia – por exemplo, ferramentas para gestão da cadeia de suprimentos, automação, etc.
Invista em pessoas
Apesar de a digitalização reduzir o uso de processos manuais, ela depende de manter a equipe bem informada e com treinamento suficiente para lidar com novas tecnologias.
Analise o desempenho da cadeia de suprimentos
Com a implementação de novos sistemas e tecnologias, é necessário analisar o desempenho da cadeia de suprimentos com regularidade para garantir que as soluções estejam entregando os melhores resultados.
Apesar de não ser algo simples, implementar uma cadeia de suprimentos digital traz benefícios que não podem ser ignorados. Saiba como a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada.